TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA

Pesquisas Acadêmicas: ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

Ética

By radiologiatec | Studymode.com

A ÉTICA NA SOCIEDADE E SEUS EFEITOS NA INCLUSÃO SOCIAL

Daniella de Oliveira*

Fernanda Amaro Carlos**

Profª. Ivanir Luzia Mais ***

RESUMO

Sem sombra de dúvidas este é um tema de grande importância para toda sociedade, pois envolve duas áreas de estrema relevância para um bom convívio e uma boa relação social, bem como para a evolução e crescimento de qualquer nação no âmbito social. Dentro do contexto da inclusão social e da ética encontram-se muitos pontos vitais para a manutenção da ordem e busca pela igualdade social. Neste trabalho aborda-se de maneira sucinta o conceito de ética e de igualdade social juntamente com um paralelo da importância e influencia de ambos entre si e em ralação a sociedade de modo geral.

Palavras-chave: Ética, Inclusão Social, Diferenças e Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

Muitas sociedades praticavam a ética, antes mesmos de ser chamada assim, e tomar a proporção e a importância que esse termo possui nos dias atuais. Porém, deste que o homem se diz homem o comportamento de cada individuo que convive em grupo, respeita os princípios deste grupo.

Dessa forma, cada individuo de determinada comunidade é ensinado a respeitar as normas e princípios do grupo ao qual está inserido, os conceitos de inclusão são influenciados pelos princípios éticos, pois refletem a vontade da sociedade, no presente trabalho serão abordados os conceitos de ética e inclusão perante a sociedade.

Cita-se também a abordagem em relação ao paralelo entre a inclusão social e aética afinal, a inclusão social passou por muitas transformações nos últimos anos, seu conceito vem evoluindo e a sociedade já possui um discurso que caminha ao encontro do bem comum e diminuição das diferenças entre seus indivíduos.

Diante deste contesto o trabalho busca apresentar um paralelo entre a ética e a educação por meio de um estudo conceitual entre ambos.

2 MÉTODO

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 CONCEITO DE ÉTICA

A ética é muito discutida e possui algumas adversidades de acordo com o meio social que esta inserida, o que para um determinado clã social é aceito como eticamente correto pode não ser aceito desta maneira por outro meio social.

O homem vive em sociedade, onde ninguém é igual a ninguém, onde todos convivem com todos, e para que essa convivência seja possível, alguns princípios são necessários para garantir a ordem. Neste contesto surge à ética. A Ética existe em todas as sociedades desde os primórdios da humanidade, sendo definida como conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que regem a convivência de uma sociedade, servindo de norma para as ações de um grupo de indivíduos.

Para Tonin (2007)

O seu nascedouro esta na Grécia, em Platão, que pensou o estado e assim se referiu à ética: ‘comportar-se eticamente é agir de acordo com logos, ou melhor, com retidão de consciência’. Já para seu discípulo Aristóteles, ‘não se estuda ética para saber o que é a virtude, mas para aprender e tornar-se virtuoso e bom; de outra maneira,seria um estudo completamente inútil.

Desde então surgiram inúmeras definições sobre ética como:

“A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.” (GOLDIM 2006, apunt CLOTET 1986).

“A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).” (GOLDIM 2006, apunt SINGER 1994).

“O sujeito ético é aquele capaz de visar á ex-sistência (o existir consigo e com o outro) e de canalizar as ações equilibradas para si e para aqueles com os quais convive”. RODRIGUES (2002, p.60)

É primordial estar atento às alterações do meio, pois o mundo e seus indivíduos vivem em constante evolução, (da mesma maneira que evoluímos de um macaco e do mesmo modo que pisamos na lua) essa evolução as vezes não é aparente, mas sem dúvida ela é constante. De acordo com cada necessidade no ser humano ele busca uma adaptação ou cria algo para que essa necessidade seja suprida.

Dentro deste contexto a ética deve acompanhar essa evolução de maneira a transmiti-la para a sociedade de modo que os indivíduos do meio se adaptem ela. Este contexto é muito bem expressado por Rodrigues (2002, p.63) ao dizer que “Novas exigências existenciais sempre se apresentarão, e faz-semister que o grupo refaça periodicamente o conjunto de diretrizes para que a moral, a lei e a ética não se tornem inúteis ou insuficientes, desgastadas pelo tempo.” Cabe ressaltar que esse processo em muitos casos ocorre naturalmente.

3.2 INCLUSÃO SOCIAL

A inclusão social busca igualdade entre as pessoas em diversas esferas independente de suas diferenças. Assim, perante o conceito de inclusão social todos estão inseridos dentro do mesmo plano e dessa forma são iguais entre si, independente de suas diferenças e limitações.

Considera-se inclusão, portanto, o processo estabelecido dentro de uma sociedade mais ampla que busca satisfazer necessidades relacionadas com qualidade de vida, desenvolvimento humano, autonomia de renda e equidade de oportunidades e direitos para os indivíduos e grupos sociais que em alguma etapa da sua vida encontram-se em situação de desvantagem com relação a outros membros da sociedade. (PASSERINO; MONTARDO, 2006)

Dessa forma, a inclusão social busca tornar todas as pessoas participantes da vida social, econômica e política, garantindo o respeito aos seus direitos na esfera da Sociedade, e do Estado.

Por conta de um histórico desfavorável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com