TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA

Ensaios: ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Ética profissional; È um conjunto de normas estabelecido para cada profissão. Ao seguir á uma profissão sendo ela qual for devemos ler o seu código de ética para sim proceder de forma bem intencionada, sem ter qualquer prejuízo á outrem.

A profissão dos advogados é manter á paz social, concedendo o direito de defesa á todos,conforme o artigo 5° da Constituição Federal “Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito á vida,á liberdade,á igualdade,á segurança (...) “Segundo essa afirmação; O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais ?

O papel do advogado

A função do advogado na sociedade é indispensavel, pois cabe a ele interceder a favor de alguem,perante á justiça mesmo a pessoa sendo conhecedora de seus direitos, tem a necessidade de um profissional bacharel em direito, inscrito na OAB para ser representado na esfera judiciaria, defendo seu cliente com razões e argumentos cabíveis.

Pode ser comparada as profissões de medico com a de advogado,respectivamente,pois um dedica-se á preservação da vida de seu paciente, o outro dedica-se á manutenção dos direitos de seu cliente.

Como citado á cima o artigo 5° da constituição federal, Todos são iguais perante a lei, então tanto como o médico ou o advogado ao fazer uma consulta, não cabe á eles fazer diferenciações ao tratamento em razão de sexo, religião,convicções filosóficas ou politicas, raça e classe social.

Cabe o advogado tratar seus clientes de forma igual, defendendo seja qual for o crime que tenha ele cometido,por mais hediondo, inescrupuloso que seja, Conforme a obra “O dever do advogado” de Rui Barbosa “a justiça tem um papel importantíssimo para o caráter da vida social, desta forma, deve sempre estar livre de círculos sentimentais, como a paixão, a indignidade, etc.” pois esses sentimentos junto da moral e os costumes que formam nossa personalidade pode interferir nessa profissão.

No artigo 3° do código de Ética da OAB “O advogado deve ter conciência de que o direito é um meio de mitigar as desigualdades para o encontro de soluções justas e que a lei é um instrumento para garantir a igualdade de todos”.

Sendo assim, se a lei é um instrumento para garantir a igualdade de todos, a conduta de um advogado que se presa em fazer diferenciações do tratamento entre seus clientes devido a classe social , é uma conduta antiética pois ele tem que defender com igualdade á todos, indo contra os princípios da profissão.

Referências Bibliográficas:

http://www.salehadvogados.com.br/advogado-funcao-essencial-a-justica/

http://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=5589

Código de ètica da OAB/ Vade Mecum,10° edição /2014/ editora Verbo Jurídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com