TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA

Artigo: ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Para avaliar a ética de qualquer ação, vale distinguir três dimensões da ação: prudencial, legal e ética. Dentro da dimensão prudencial, distinguimos entre o qO mundo não é o mesmo para cada um de nós: é diverso, plural, diferente, múltiplo. Você pode observar isso ao seu redor: note as várias posturas das pessoas, compare alguns aspectos de diferentes culturas. Esse é o foco central das questões que vamos abordar nesta aula: reconhecer a rica diversidade, inclusive cultural, construída ao longo de milênios de história, que compõe a essência das diferentes visões de mundo.

A interpretação que fazemos do mundo revela caminhos próprios, particulares, que guiam nossa atuação pessoal e profissional. É preciso identificar como se compõe sua visão de mundo, quais valores a fundamentam. E, inclusive, como sua interpretação de mundo amplia a consciência da necessidade de valorizar a pluralidade para construir uma sociedade cada vez melhor.

Sua visão de mundo pode ser mecanicista ou, então, abarcar uma visão sistêmica. A partir dessas diferentes visões, você assume atitudes mais passivas – valorizando adaptações às mudanças – ou atitudes mais ativas – com foco na mudança, inovação e transformação da realidade.

Nome

© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma

idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma. 2

Você poderá então reconhecer como as constantes mudanças afetam, promovem alterações e disparam múltiplas formas de atuação na vida pessoal e profissional, imprimindo sua marca única, diferenciada e especial.

O cenário contemporâneo nos impõe constantes transformações e mudanças, e cada indivíduo as compreende de forma particular, pois depende da visão de mundo que possui.

Fique por dentro! O contexto sócio-histórico e cultural da atualidade tem como características principais ser globalizado, multicultural e informatizado. As maneiras pelas quais as pessoas se comunicam são mais variadas do que nas décadas anteriores, quando, para a comunicação com alguém distante geográfica e/ou fisicamente, era necessário utilizar recursos materiais/concretos, tal como o envio de uma carta. Os avanços tecnológicos, sociais e culturais são capazes de causar impactos nas pessoas, especificamente na forma como elas percebem, constroem e interpretam o mundo e os fatos. Isso se chama visão de mundo. CHAGAS, Reimy Solange. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2013. p. 8.

Visão de mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo; ela nos ajuda a tomar decisões e a responder constantemente às necessidades. A visão de mundo que temos se baseia no modo como percebemos a realidade, e isso inclui valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com