TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA

Artigo: ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

1 ÉTICA E MORAL

Encontramos alguns conceitos para podemos definir Ética: “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.” (FERREIRA apud BAÚ, 2001, p. 2).

Ética: “é um conjunto de normas, princípios e razões que um sujeito compreendeu e estabeleceu como diretriz de sua conduta” (CLAVO apud ANDRADE, 2009, p. 2).

Ética: “uma ciência do bem comum. Implica em preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos. Sem uma ética mínima não há grupo sustentável”. (MATOS apud ANDRADE, 2009, p. 2-3).

Neste sentido, podemos definir que a ética organizacional nada mais é do que os princípios de ética voltados para o ambiente empresarial nas organizações, devendo ser compreendido que a “ética não é um programa de empresa. É vida de empresa. [...] é um bem existencial, sem ela prevalece o princípio da desagregação e da violência”. (MATOS, 2011, p. 97). Já a moral “refere-se ao conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada”. (FERREIRA apud BAÚ, 2001, p. 2).

A diferença entre ética e moral “está de acordo com certa tradição filosófica: a de considerar moral como as normas de convivência social e ética como o estudo e a reflexão teórica, sobre a moral, o comportamento moral dos homens e as valorações morais de diferentes culturas e sociedade, segundo uma metodologia estritamente racional, ou seja, filosófica ou científica”, (BAÚ, 2001, p. 2).

Sendo assim, o Código de Ética do Administrador é uma excelente ferramenta para uma gestão que priorize a ética, porque deixa claro o seu significado, bem como, as implicações morais do administrador com clientes, empregados, organização e com a sociedade, já que impõe deveres e responsabilidades. Exemplifica como exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, como se devem defender os direitos e interesses dos clientes. Explica como renunciar ou demitir, se, houver desconfiança por parte do cliente para com o seu trabalho. Assim como, evitar declarações públicas acerca dos motivos de seu desligamento. Há proibições, como revelar sigilo profissional, recusar-se à prestação de contas, bens e numerários que lhes sejam confiados, deixar de cumprir sem justificativa as normas do CFA e CRA.

Além de deveres e responsabilidades, também há direitos. Direito de exercer a profissão, independente de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, crença, seja qual for a condição de natureza discriminatória. O colaborador tem direito de apontar falhas nos regulamentos e justa remuneração. Pode recusar-se a exercer a profissão onde não haja condições de trabalho. Pode participar de eventos promovidos pelas entidades de classe e fazer a competição honesta no mercado de trabalho.

Percebe-se que, se administrador seguir as normas de conduta, morais e éticas, sempre terá um trabalho voltado para a qualidade e valoração de clientes internos e externos, já que tais normas não deixam brechas para o incorreto, o ilícito e o imoral. O Administrador deve ter acesso ao Código de Ética do Profissional de Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com