TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EJA E A LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  17/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 9

PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE

1 IDENTIFICAÇÃO

INSTITUIÇÃOESCOLA ESTADUAL SÃO JUDAS TADEU

ENDEREÇO: RUA DAS MAGNÓLIAS       CEP: 86.100-00

PROJETO: A EJA E A LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR  

PÚBLICO ALVO: 1º E 2º SEGMENTO, NA MODALIDADE – EJA.

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO: BIMESTRAL (DOIS MESES)

TUTOR ELETRÔNICO: MICAELLA PIRES SILVEIRA

TUTOR DE SALA: ELAINE REGINA DE ARAÚJO SILVA

DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, ARTE

INTEGRANTES DO GRUPO: BRUNO LUIZ FERREIRA; FRANCIANE LIMA DA SILVA FERREIRA; LUZIANA MARIA DE TÔLEDO

1 OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral:

Contribuir para o educando da EJA entender que o ler e o escrever são fontes inexauríveis de conhecimento, os quais necessitam ser divididos no ambiente da escolar e no ambiente social.    

  

1.2 Objetivos Específicos:

Ampliar e instigar os educandos das fases iniciais da EJA, práticas de ler e escrever cooperando para um aprendizado mais competente;

Gerar uma interação entre o “PROJETO: A Eja e a leitura e escrita no contexto escolar” e os Ambientes de Aprendizagens;     

Reger os alunos da EJA, das fases iniciais a concepção e importância do ato de ler e escrever como uma experiência habitual no percurso do conhecimento. 

Apor ao cotidiano da escola o prazer da leitura de livros, revistas, gibis como preferência no processo de aprendizagem;

Ampliar as capacidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever.

.

2. Conteúdos

Leitura e escrita de diferentes tipologias textuais;

Interpretação dos textos abordados e debatidos;

Produção de textos a partir das leituras realizadas; 

Verificação das tipologias trabalhas para reconhecimento de sua função social.

3. Cronograma

Fevereiro

Março

Abril

Elaboração do Projeto e apresentação

Desenvolvimento e aplicação das atividades propostas

Conclusão das atividades e avaliação

4. Percurso Metodológico

Realizar atividade de leitura silenciosa e oral de distintas tipologias de textos. Os alunos receberão opções de escolha na biblioteca para selecionar sua leitura preferida;

Após a realização da leitura, aplicar exercícios escritos e produção de textual (orais e escritos), sugerindo a mudança de tipologia; exemplo uma fábula poderá ser representada por uma história em quadrinhos; um texto de geografia poderá ser representado por um cartum ou charge e assim por diante. Atividade desenvolvida entre as disciplinas de Português e de Arte;

Montar painéis para que os alunos possa realizar apresentações de seus trabalhos.

O desenvolvimento da metodologia educativa nos aponta que “importante não é a transmissão de conteúdo específico, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida”, pois o aluno não aprende somente com a transmissão de conteúdo, mas sim o relacionando com a sua realidade e às suas vivências (Libâneo, 1996, p.13)

O “PROJETO: A Eja e a leitura e escrita no contexto escolar” deverá ser desenvolvido de forma interdisciplinar por educadores nos ambientes: Sala de Leitura, Laboratório de Informática Educativa e Biblioteca, contando com um trabalho interdisciplinar que envolva os professores das turmas da 1º e 2º segmento EJA, Ensino fundamental.

           

5. Recursos:

Materiais e didáticos necessários: Datashow, notebook, cartolina, tesoura, revistas, textos, vídeos, livros, gibis, tevê, pincel, tinta, papel, cola, papéis, lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, régua, entre outros.

6. Avaliação

Avaliação contínua do projeto como processo de construção, considerando o empenho, o envolvimento e o resultado dos alunos, o lado social, a competência de ser inventivo, interessado em desafios, vivências e descobertas.

Ao término do Projeto “PROJETO: A Eja e a leitura e escrita no contexto escolar” será realizada ao final do bimestre, reuniões, avaliando os pontos positivos ou a aperfeiçoar que garantam a boa atuação pedagógica do projeto.

7.  Considerações Finais

O projeto evidenciou o valor do ato de ler e escrever nas fases iniciais, 1º e 2º segmento, da Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Fundamental, em que os educandos de várias formas trabalhou leitura das palavras, dos textos, da realidade, e do mundo, instigados para desenvolver as capacidades de ler e escrever.

  Foi possível, ao desenvolver as atividades nos espaços da escola a análise de que a maioria dos jovens e adultos se encontrava há vários anos fora das salas de aula, em razão de inúmeros fatores como, necessidade de trabalhar para sustentar a família, gravidez precoce, casamento muito novo (a), falta de estímulo na idade certa, porém nem todos apresentam desafios de aprendizagem.

Segundo Kleiman (2000), avaliamos, até, que a escola necessita ampliar a tipologia textual para que se proponham variedades de textos com utilização funcional para os alfabetizandos jovens e adultos. Compreendemos, inclusive, que, ao ingressarem em turmas que desejam estudar para realizar leitura e escrita de textos característicos, sem depender das demais pessoas.

Neste projeto comprovou-se proposições para montagem de oficina de leitura, interpretação e produção de textos a fim de atender os alunos da 1º e 2º segmento- EJA, procurando desse modo, o aprimoramento da ação de ensino e aprendizagem e, logo, amenizar desafios ao ler, escrever e interpretar textos a partir da experiência do educando implantado no projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com