TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO - TENDÊNCIAS QUE AFETAM OS PROCESSOS

Pesquisas Acadêmicas: EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO - TENDÊNCIAS QUE AFETAM OS PROCESSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

1 Abordagem comportamental:

• Forte interação entre os profissionais processos

• Foco no indivíduo - conhecimento

• Desenvolvimento de metodologias, técnicas e processos.

2 Elevada interação entre os processos.

3 Decomposição dos processos em partes interativas.

4 Necessidade de processos decisórios ágeis e com qualidade.

5 Processos que sustentem e facilitem o comprometimento para com os resultados esperados.

Processo

CONJUNTO ESTRUTURADO DE ATIVIDADES SEQUÊNCIAIS QUE APRESENTAM RELAÇÃO LÓGICA ENTRE SI, COM A FINALIDADE DE ATENDER E, PREFERENCIALMENTE, SUPLANTAR AS NECESSIDADES E AS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES EXTERNOS E INTERNOS DA EMPRESA. (Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira)

Segundo Kotler

 Uma empresa pode alcançar suas metas de satisfação apenas gerenciando e conectando processos de trabalho. O trabalho em empresas é tradicionalmente realizado em departamento. Mas a organização departamental apresenta alguns problemas. Normalmente, os departamentos operam de maneira a maximizar seus objetivos, que não são necessariamente os objetivos da empresa. O trabalho torna-se mais lento e os planos são alterados a medida que passam de um departamento para o outro”

Recursos

Para realizar processos, uma empresa necessita de recursos – mão de obra, materiais, equipamentos, informações, energia e assim por diante. Os recursos podem ser próprios, arrendados ou alugados.

Algumas empresas percebem que os recursos existentes podem não estar adequados as novas necessidades de mercado.

Existência de possibilidade de terceirização dos recursos.

Exercício

A empresa alimentícia fabricante dos Chocolates Chan, trata-se de uma organização tradicional com mais 50 anos de existência, possui aproximadamente 300 funcionários, produz uma vasta linha de produtos que vai desde chocolates até pães de mel, biscoitos de chocolate e sorvetes.

A estrutura da empresa é familiar e esta organizada de forma linear. No topo da empresa encontra-se o presidente, abaixo deste o conselho, e os departamentos.

A estrutura de comunicação também é departamentalizada, cada departamento tem suas responsabilidades e sistemas de gestão próprios.

O corpo de funcionários da empresa é bastante antigo e encontram-se bastante inchado.

A empresa vem se levantando de uma crise financeira há mais de 10 anos. Muitas empresas surgiram no mercado, e hoje produzem chocolates com custo mais acessível e com maior penetração no mercado.

Hoje a empresa e seus produtos são lembrados pelo mercado antiquados e de segunda linha, embora a empresa tenha promovido algumas melhorias em seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com