TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS CORPORATIVAS

Casos: EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS CORPORATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 4

01) A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados. Por que existe a necessidade na gestão do risco de levar em consideração esses instrumentos?

R- devido principalmente a grande volatilidade apresentada pelos principais indicadores econômicos e financeiros de mercado, pois a partir da teoria do Portfólio apresentada inicialmente por Markowitz e estendida por Sharpe, Fama e Lintner afirmava que o risco de um ativo deve ser avaliado com base em sua contribuição ao risco total de um portfólio de ativos e não de forma isolada assim sendo o investimento deve ser avaliado por sua contribuição aos resultados de risco e retorno produzidos por diversificada carteira de ativos.

02) Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração de passivos. Defina as quatro funções citadas.

R-– PLANEJAMENTO FINANCEIRO: O qual procura evidenciar as necessidades de expansão da empresa, assim como identificar eventuais desajustes futuros.

Por meio do planejamento, ainda, é possível ao administrador financeiro selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa, de forma a estabelecer mais satisfatória rentabilidade sobre os investimentos.

CONTROLE FINANCEIRO: O qual se dedica a acompanhar e avaliar todo o desempenho financeiro de empresa. Análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados, assim como propostas de medidas corretivas necessárias, são algumas das funções básicas da controladoria financeira.

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS: Que deve perseguir a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais, e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores. A administração dos ativos acompanha também as defasagens que podem ocorrer entre entradas e saídas de dinheiro de caixa, o que é geralmente associado à gestão do capital de giro.

ADMINISTRAÇÃO DE PASSIVOS: Que se volta para a aquisição de fundos (financiamento) e o gerenciamento de sua composição, procurando definir a estrutura mais adequada em termos de liquidez, redução de seus custos e risco financeiro.

03) Quais são os riscos da empresa, associados às decisões financeiras? Discuta cada um desses riscos.

R- RISCO ECONÔMICO (operacional) : Inerente à própria atividade da empresa e às características do mercado em que opera. Esse risco independe da forma como a empresa é financiada, restringindo-se exclusivamente às decisões de investimento. Alguns exemplos: sazonalidade de mercado, tecnologia, concorrência, estrutura de custos, qualidade dos produtos, variações nas taxas de juros, etc.

RISCO FINANCEIRO: Reflete o risco associado as decisões de financiamento, ou seja, a capacidade da empresa em liquidar seus compromissos financeiros assumidos. Empresas como reduzido nível de endividamento apresentam baixo nível de risco financeiro; altos níveis de endividamento, por outro lado, ao mesmo tempo em que podem promover maior capacidade de alavancar os resultados, denotam maior risco financeiro.

O desempenho desses dois componentes de risco afeta evidentemente o risco total da empresa e seu valor de mercado. Esses riscos não são tratados de forma independente, pois uma decisão financeira tende a afetar a outra. A administração financeira preocupa-se com o equilíbrio na relação risco-retorno de suas decisões, alcançando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com