TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escolar E Teorias Administrativas

Trabalho Universitário: Trabalho Escolar E Teorias Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES DA UNIDADE 1

1-Considerando sua experiência profissional, cite por que é importante

conhecer diferentes concepções de educação. Apresente,

no mínimo, três justificativas.

A escola é primordial no desenvolvimento das crianças e escolher a instituição correta é uma tarefa difícil para os pais. Ao mesmo tempo, os colégios estão passando por profundas transformações em suas propostas pedagógicas, baseadas em diferentes concepções de aprendizagem.

Há famílias que valorizam o conteúdo, mas há outras que buscam uma formação completa com o desenvolvimento do estudante em todos os quesitos. Primeiramente, é preciso conhecer muito bem o seu filho, porque cada criança tem a sua especificidade e pode não se adaptar a determinadas abordagens de ensino. Não adianta colocar uma criança cheia de cuidados numa instituição em que ela é apenas um número. Para fazer uma escolha adequada é necessário visitar as escolas e ouvir os profissionais. Se for possível, conversar um pouco com essa comunidade escolar para saber se efetivamente a prática reflete aquilo que está no papel.

1 Compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares

A introdução de inovações precisa ser feita de modo planejado, cuidadoso, implicando ações e procedimentos muito concretos. O melhor meio de promover a gestão participativa consiste em implantar a prática da participação em um clima de confiança, transparência e respeito às pessoas. Independentemente da importância de os membros da equipe tomarem consciência da necessidade da participação, é a prática que possibilita o alargamento dessa consciência e o sentido da participação na construção de uma nova cultura organizacional.

2 Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar

A solução de problemas como as decisões a serem tomadas requerem alguns procedimentos como o levantamento de dados e informações sobre a situação analisada, a identificação dos problemas e das possíveis causas, a busca de soluções possíveis, a definição de atividades a serem postas em prática, a avaliação da eficácia das medidas tomadas. Esses procedimentos devem ser alcançados pelos profissionais da comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com