TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Por:   •  5/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 2

MODULO 3 / CADERNO 10

DISCIPLINA: TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS

MEMORIAL

ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

       Nesta disciplina foi oportunizado por nós cursistas da prosseguimento com mais profundidade nos temas em que foi abordado anteriormente, no que se refere a compreensão da função social na escola. Eu, como cursista não atuo no quadro de secretariado da escola, porém me sinto relacionada no ambiente escolar por contribuir como assistente de serviços básicos, e como pais de alunos na instituição. Todavia neste caso tive a oportunidade de na discursão de temas voltados à formação pedagógica dos trabalhadores da educação discutir a gestão da educação e da escola numa visão democrática, onde se visa o fortalecimento da democracia e a qualidade da escola pública, bem como o estímulo ao desenvolvimento de um trabalho autônomo, flexível e solidário.

      A disciplina que estamos estudando tem como objetivo ampliar seus objetivos com o propósito de organizar a escola com o processo administrativo rumo ao direcionamento do saber e relação a escola e sociedade, bem como a escola se relaciona com a sociedade e as demais instâncias educacionais, como gestão democráticas nos sistemas e na escola, trabalho escolar, teorias administrativas e legislação escolar.

      Para dar continuidade ao que vimos até o momento vamos entender o que vem a ser educação. Fazemos parte de grupos onde cada grupo atribui um sentido a educação, porque possui uma concepção própria do fenômeno educativo. Em diferentes épocas os povos adota variadas formas de educação, valorizam diferentes métodos de ensino e definem variadas funções para escola. A final a educação gera em torno da historicidade, por tanto a escola passa ter como objetivo construir sua própria história a partir da ação conjunta ao seus atores e mediante ao conjunto de normas.

      Dentre algumas dessas normas vejamos sobre o funcionalismo. O mesmo defende a necessidade da ordem social, bem como a reprodução das regras sociais pelos indivíduos, a fim de a sociedade compactuar-se.

      Para entender melhor o que estudamos até agora e que dá ênfase no que se diz homem, sociedade em constante relação, buscaremos entender o que vem a ser organização. O homem é um ser social, foi o que vimos, por tanto tem necessidade de se relacionar-se. Além disso possui suas limitações, e para garantir o cumprimento de seus objetivos em sociedade, é levado a cooperar no meio em que se vive, através dessa interação surge a necessidade de se organizar.

       Esse processo no meio escolar atua por meio do sistema de socialização dos indivíduos, do modo a forma-los com autonomia, critica e flexiva para desenvolver os papéis que eles assumirão em outras organizações e na sociedade como um todo, se portando no desenvolvimento de suas atividades com ética e transparência.                            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com