TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS - A ESCOLA DE VIGOTSKY

Ensaios: EXERCÍCIOS - A ESCOLA DE VIGOTSKY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  2.472 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

1) O que o educador precisa considerar ao programar uma atividade para seus alunos, se seu objetivo é garantir que as crianças aprendam e se desenvolvam ?

Segundo o autor, o bom ensino é aquele que garante aprendizagem e impulsiona o desenvolvimento. O educador não deve fazer as atividades nem “pela”, nem “para a" criança, mas “com” ela, como uma parceria.

O papel da fala é dirigir o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pela criança, impulsionando novos conhecimentos e conquistas, a partir da zona real de desenvolvimento da criança, avançando a partir daquilo que ela já sabe, rumo àquilo que ela não sabe ou precisa da ajuda de outros para fazer.

O educador não tem maior importância no processo educacional do que a própria criança. Ela também é tão importante para a o perfeito andamento das particularidades de sou processo de aprendizagem, quanto o educador.

A intervenção do adulto, para propiciar a aprendizagem, deve levar sempre em consideração a relação entre o desenvolvimento real e o nível do desenvolvimento próximo, alcançado pela criança.

2) Do ponto de vista da teoria histórico-cultural, que papel tem a educação no desenvolvimento humano e que papel desempenha o educador nesse processo ?

Para Vigotsky, o papel da educação é garantir a criação de aptidões que são inicialmente externas aos indivíduos e que estão dadas como possibilidades nos objetos materiais e intelectuais da cultura. O papel do educador á garantir a reprodução, em cada criança, das aptidões humanas que são produzidas pelo conjunto dos homens e que, sem a transmissão da cultura, não aconteceria. Exemplo: Quando a criança lê um livro “para ir brincar”, “ir brincar” é o motivo eficaz que move sua ação. A criança não faz a leitura como uma atividade, pois o motivo (ir brincar) não tem relação direta com o resultado que ela obtém ao final da ação que realiza (conhecer o assunto do livro). Aí, a leitura não tem sentido para a criança: ela só lê para poder ir brincar em seguida, sem se concentrar na leitura. Porém, no ato de ler, a criança pode vir a se interessar pelo que lê. Então, com o advento desse profundo interesse, o resultado da tarefa que realiza se torna mais significativo para a criança do que o motivo que, de início, impulsionou a ação de ler.

3) Como a teoria histórico-cultural conceitua atividade e que implicações esse conceito tem para o processo educativo escolar ?

Para teoria histórico-cultural a atividade não é sinônima de execução de uma tarefa pela criança. Ao contrario, a atividade envolve o conhecimento do objetivo pela criança e, mais ainda, esse objetivo da atividade deve responder a um motivo, a uma necessidade ou a um interesse da criança. Quando refletimos sobre isso, percebemos que devemos envolver, sempre que possível, a criança no processo de planejamento, seja de forma direta, quando ela participa das decisões do que fazer e de como fazer, seja de forma indireta, quando apontamos para ela o objetivo da tarefa proposta na perspectiva de criar ou responder a uma necessidade, motivo ou interesse seu. Promovemos aprendizagens e, conseqüentemente, desenvolvimento, à medida que respondemos ao desejo ou à necessidade de conhecimento das crianças. Ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com