TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXISTEM CULTURAS SUPERIORES?

Trabalho Universitário: EXISTEM CULTURAS SUPERIORES?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  6.156 Visualizações

Página 1 de 2

Para a sociologia, não existem culturas superiores nem inferiores, mas apenas culturas diferentes.

A ciência não compete julgar, emitir juízo de valor, ela constata as coisas e explica por que e como elas ocorrem. A cultura é autônoma cada uma em sua própria realidade. Se alguém admite a superioridade ou inferioridade de alguma cultura, porque adota seu ponto de vista e os valores de alguma cultura em particular, ele age de modo etnocêntrico.

O etnocentrismo é a tendência de julgar culturas e sociedades estranhas através da separação dos valores da sua própria cultura. Por exemplo: Julgar as culturas de determinado país ou grupos sociais por não compreender os padrões de comportamento dos mesmos, e achar que essa é uma cultura inferior a sua ou de seu país é uma atitude etnocêntrica. Cada cultura possui sua própria lógica. O modo como cada povo organizar suas relações para satisfazer suas necessidades só pode ser compreendida a partir de si mesmo. A sociologia é contraria a atitude etnocêntrica, ela é um contínuo exercício de libertação, ao passo que o etnocentrismo é prejudicial ao conhecimento que é objetivo da sociedade. A cultura nasce do trabalho do homem em sociedade e transforma a natureza para satisfazer suas necessidades. Porém isso não significa que uma cultura que possui conhecimentos técnicos que possibilitem as transformações mais eficientes da natureza de modo a satisfazer melhor às necessidades do homem é superior a cultura que não possua conhecimentos e técnicas tão aprimorados.

Ao observarmos os problemas de desequilíbrios ecológicos provocados a natureza pela alta tecnologia das sociedades urbano-industriais, atuais, vimos que essa capacidade não há torna nenhuma cultura superior à outra.

A sofisticada tecnologia das sociedades ocidentais contemporâneas tanto tem sido um eficiente instrumento de satisfação de necessidades quanto de criação de problemas para o homem. Também cultura não é apenas constituída de técnica de transformação da natureza. É também composta de ideias e modos de convívio. Uma cultura pode proporcionar conforto material aos indivíduos e ser ao mesmo tempo, pouco adequada ao bem estar psíquico dos indivíduos, referente às formas estabelecidas para a convivência humana.

A competição como valor cultural na sociedade urbano - industriais, ela traz ansiedade para os indivíduos, na medida em que ela gera o medo do fracasso. Inversamente, em culturas tradicionais de tecnologia rudimentar podem oferecer conforto mental aos participantes, quando enfatizam a solidariedade e a cooperação aos indivíduos, tem fortes sentimentos de apoio grupal.

Outro fator que impede os sociólogos de avaliar como culturas superiores ou inferiores são o de que toda cultura tem áreas de atrofia e hipertrofia. Exemplo: algumas culturas podem ser desenvolvidas no campo do conhecimento dos fenômenos físicos e outras no conhecimento a respeito das relações do corpo humano e da mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com