TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ebola - Histórico da Doença

Por:   •  19/3/2017  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

        A febre hemorrágica Ebola, posteriormente conhecida como vírus Ebola, é um vírus que provoca intensas hemorragias, falências de órgãos podendo levar à morte. Segundo o Ministério da Saúde (2017) o vírus Ebola “é uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade que pode chegar aos 90%. A doença afeta os seres humanos e primatas não-humanos (macacos, gorilas e chimpanzés).” Embora não haja um tratamento específico que cure a doença, tratamentos experimentais vêm sendo testados porém não disponíveis para o uso geral. O Ministério da Saúde afirma que “Os pacientes de Ebola requerem tratamento de suporte intensivo, realizado em hospitais de referência para tratamento de doenças infecciosas graves.” (PORTAL DA SAÚDE, 2014).

        No ano de 1976, na África Central, foram registrados os primeiros casos de vítimas mortais do Ebola, por meio do contato humano com cadáveres de macacos. Embora a origem do vírus seja desconhecida, é conhecido que o vírus esteja presente em algumas espécies específicas de morcegos, que embora não desenvolvam a doença, são capazes de transmitirem-na. Após os humanos serem contaminados, são capazes de transmitir entre si, o vírus, por meio da saliva, sangue, sêmen, suor, dentre outros. De acordo com o Dr. Arthur Frazão (2014) “O Ebola não tem cura e, por isso, é muito importante evitar a transmissão do vírus de pessoa para pessoa através do internamento dos pacientes em isolamento e do uso de roupa de proteção especial.”.

O vírus ebola (...) deixou mais de mil mortos desde o início do ano em quatro países da África, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi detectado pela primeira vez em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo ao Rio Ebola, que dá nome à doença. Logo que surgiu, o vírus foi diagnosticado em 318 pessoas no Zaire – atualmente República Democrática do Congo – e em 284 pessoas no Sudão. Na época, destes 602 casos, 436 morreram. (DC, 2014)

O vírus Ebola vem se propagando, consideravelmente, entre os países da África. Dada essa expansão contínua, o vírus possivelmente chegará à Europa.

As probabilidades de infecção desmarcada neste momento, com base em um método de viagem, horários e frequências de voos para várias cidades, incluindo também alguns volumes assumido de tráfego "marítimo mista" entre o Norte da África e Sul da Europa. (EMERICK, Gisele, 2014)

Mariano Lugli, diretor de operações dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Suíça, afirmou que "O surto está fora de controle”. Lugli explica que "Há um movimento constante e intenso de pessoas cruzando fronteiras nesta região e os casos estão se espalhando rapidamente para mais províncias e países". Embora o vírus já tenha se espalhado por mais de 60 países da África Ocidental, o mesmo não atingiu seu pico. Conforme dados expressos pela BBC em 2014 mais de 759 pessoas foram infectadas pelo vírus e 468 morreram, na época. Segundo a OMS “este é o maior surto de Ebola já registrado na história.” (BBC apud G1, 2014).

REFERÊNCIAS

BBC apud G1. 2014. Surto de Ebola está 'fora de controle' em partes da África, alerta MSF. Acesso em: 15 de fevereiro de 2016. Disponível em: < http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/07/surto-de-ebola-esta-fora-de-controle-em-partes-da-africa-alerta-msf.html>.

DC. 2014. Saiba o que é o vírus ebola, sua história e principais formas de contaminação. Acesso em: 15 de fevereiro de 2016. Disponível em: <http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2014/08/saiba-o-que-e-o-virus-ebola-sua-historia-e-principais-formas-de-contaminacao-4573311.html>.

EMERICK, Gisele. 2014. Suspeita de EBOLA na Europa! Depois do Canadá, agora a Itália. Acesso em: 15 de fevereiro de 2016. Disponível em: < http://www.libertar.in/2014/04/suspeita-de-ebola-na-europa-depois-do.html>.

FRAZÃO, Arthur. 2014. Como surgiu o Ebola. Acesso em: 15 de fevereiro de 2016. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/como-surgiu-o-ebola/>.

MINISTÉRIO DA SAÚDE apud PORTAL DA SAÚDE. 2017. Ebola. Acesso em 15 de fevereiro de 2016. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/links-de-interesse/1068-ebola/14574-tratamento>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com