TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecodesign na Indústria Eletrônica Automotiva

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Esse trabalho é uma resenha do artigo ‘‘Considerações sobre Ecodesign: um estudo de caso na indústria eletrônica automotiva’’ de autoria de Miriam Borchardt, Leonel Augusto Calliari Poltosi, Miguel Afonso Sellitto e Giancarlo Medeiros Pereira. O método de pesquisa foi o estudo de caso único, tipo exploratório. Este trabalho foi orientado pelo professor Ivan.

Palavras-chave: ecodesign, indústria, produto e processo

Introdução

Karlsson e Luttropp (2006) definiram ecodesign como um método de desenvolvimento de produtos que objetiva a redução do impacto ambiental e usa a criatividade para gerar produtos e processos mais eficientes sob o ponto de vista da sustentabilidade. A presença do ecodesign em uma empresa é valorizada devido a temas com alta visibilidade atualmente como degradação de recursos naturais em processos e impacto ambiental no consumo e produção.

Ecodesign na indústria eletrônica automotiva

        No artigo com esse tema o método de pesquisa foi o estudo de caso único, tipo exploratório. Onde os autores entrevistaram gestores, gerentes e engenheiros da indústria, buscando entender a inserção da empresa no setor, identificar fatores motivadores e como foi inserido. O ramo automotivo está presente na sociedade atual como forma de bem-estar e status.

        Devido a empresa ser de um mercado competitivo, de alto valor agregado, e com distribuição em nível mundial, surgiu a necessidade de um diferencial nesse mercado. E, o ecodesign pode ser uma estratégia eficaz devido a determinados assuntos ambientais   presentes na sociedade como emissão de  causador do efeito estufa, sustentabilidade, eficiência energética e vida útil. [pic 1]

        A indústria analisada teve uma organização de estudo e planejamento para buscar eficácia. Isso faz com que diminua probabilidade de erros na implantação. Também se elaborou cronograma físico-financeiro acompanhados periodicamente, estruturou o Procedimento de Custo Integrado (PGI), implantou checklists e métricas de controle, assim, tende causar melhoria na organização. Práticas sustentáveis nas industrias automotivas comuns são produção de motores de alto rendimento, matéria-prima reciclada, desenvolvimento de lubrificantes sintéticos de alta durabilidade e uso de combustíveis renováveis.

        O motivo principal aparente foi retorno financeiro pela venda de produtos verdes, isso é um fator bom para competividade, pois a organização é vista como sustentável e contribuinte para um mundo melhor. Além disso, a redução do custo é algo evidente como objetivo, pois reduzindo perdas em processos de fabricação e utilizando o reaproveitamento a indústria possui maior lucro e também pode ser competitiva com menor preço no mercado.

Considerações finais

É notável que com a isenção do ecodesign na indústria automotiva como uma prática sustentável existe uma estratégia de ganho econômico, porém também contribuição ambiental e social no desenvolvimento do seu produto. Com isso, contribui com um tema bastante importante que é a preservação do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (550.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com