TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

A Globalização é algo muito difundido na sociedade e sem este fato mundial o globo não se desenvolveria de forma tão rápida e dinâmica como se desenvolveu. Analisando o que é a globalização e os processos que a cercam como o outsourcing, pode-se observar diversas marcas e empresas que hoje são tidas como referencias mundiais como elas cresceram e alcançaram este patamar.

Descrição das definições de globalização

Pode-se definir o processo de globalização como econômico e social que consiste em uma integração entre os países, as pessoas ao redor de todo mundo. Este processo se deve pela necessidade do capitalismo de conquistar novos rumos, novos mercados.

A globalização não é um processo recente, iniciando na década de 80 quando começaram a ser criadas novas tecnologias e processos industriais, como por exemplo os processos automatizados, deixando a produção mais rápida com um custo de mão de obra menor, reduzindo os gastos com a produção e tornando-os mais eficientes.

Quando falamos de globalização, a internet é um recurso essencial, pois transmite informação de um país a outro em questão de segundos tornando o controle muito eficaz e assertivo. Este avanço possibilita até mesmo adquirir diversos bens com extrema rapidez de diversos lugares do globo, aumentando assim a compra e a venda de produtos. É uma maneira rápida e eficiente de conhecer pessoas e culturas de outros países.

A globalização facilita a vida das pessoas porem uma das desvantagens é o desemprego, pois muitas empresas estão investindo em na tecnologia para produzir cada vez mais, necessitando assim de mão de obra qualificada, o que faz o trabalhador com menos instrução perca espaço em grandes entidades.

Por conta destas mudanças, as pessoas precisam se manter informadas e atualizadas com as novas tecnologias, pois a cada momento novas informações e novas descobertas aparecem em todos os setores.

Definição de outsourcing

Outsourcing e um termo utilizado normalmente para definir a mão de obra terceirizada, ou seja, trazida de fora das empresas. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão de obra de uma fonte externa da empresa. Em termos simples é o fato de uma empresa contratar uma terceira empresa para efetuar uma certa tarefa em seu lugar. Essa terceirização atinge diversos setores, porque traz uma redução de custos para empresa, alem de aumentar a produtividade nesses setores devido a expertise das contratadas.

Vantagens do Outsourcing

• Redução de custos com determinadas atividades.

Os funcionários terceirizados recebem um salário menor que os funcionários das empresas, gerando uma diminuição dos custos.

• Focar a empresa no negócio principal.

Ajuda a empresa a agilizar seus processos e focar nos serviços fortes da empresa, aumentando a qualidade dos produtos e a lucratividade das empresas.

• A responsabilidade da empresa passa a ser da empresa terceirizada.

A responsabilidade passa a ser da empresa terceirizada, havendo algum erro nos procedimentos a empresa contratante pode exercer o direito de penaliza-la pela falha.

Desvantagens do Outsourcing

• Conflito de interesses

Os objetivos estabelecidos não serem cumpridos ou o desempenho das empresas terceirizadas gerando a perda do controle em alguns procedimentos.

• Empresa a ser contratada

A falta de experiência de algumas empresas pode acabar atrasando seu planejamento estratégico e a perca de qualidade e serviços de seus produtos.

Hoje em dia muitas empresas trabalham com outsourcing, como a Volkswagen terceiriza os setores de segurança, no setor de compras tem funcionários terceirizados, o Poupatempo contrata empresas para os serviços de atendimento ao publico, serviços de limpeza e segurança.

Muitas empresas estão se adequando ao processo de outsourcing, porem ter que ter muito cuidado na hora de contratar uma empresa externa a organização. Isso evitara muitos problemas durante a execução dos serviços

Estudo de caso

Teve início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com