TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao De Jovens E Adultos

Trabalho Universitário: Educacao De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA UNIDER-INTERATIVA- POLO ARAÇOIABA DA SERRA

ATPS-EJA

PEDAGOGIA-6° SEMESTRE

GRACIELA APARECIDA OLIVEIRA DA SILVA

R.A 344627

LUCINÉIA DE FÁTIMA DOMINGUÊS MEDEIROS

R.A 344643

ROBERTA APARECIDA FERNANDES

R.A 340426

VANDERLÉIA DE F. VICÊNCIO BRITO

R.A 344677

TUTOR PRESENCIAL- IONE FLORENZANO GIMENEZ

TUTOR A DISTÂNCIA- MARIA MADALENA LOPES CRAVO ROXO

ARAÇOIABA DA SERRA-SP – 2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, contemplar e analisar o ensino de jovens e adultos, a EJA. Na teoria e na prática justificando a importância desta ATPS, para uma boa formação e capacitação profissional,gostaria de salientar que a alfabetização e educação são direito a todo brasileiro e que todos tem direito a escola publica, sendo ela adequada a sua realidade. E hoje quem quer concluir seus estudos, a EJA pode proporcionar este resgate de valores, e aumentar sua autoestima. Através da pesquisa, aprendemos a pensar coletivamente podemos debater e construir argumentos para nossa teoria, como já disse Paulo Freire ensinar pesquisa e “ensinar exige paciência e responsabilidade, investigativa para atingir nossos objetivos em relação à educação no Brasil e na sociedade”.

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL

Nas leituras dos textos sugeridos observamos o quanto é importante a EJA. Pois assim eles conseguem se formar e conseguir um emprego, consegue entender melhor as coisas se expressar melhor, e muitas vezes não dependem dos outros. Especialmente as mulheres que muitas vezes querem ajudar seus filhos com os deveres escolares, ou de simplesmente de dar bons exemplos aos filhos, todos os adultos quando se integram a programas de educação básica, tem uma idéia do que seja a escola, muitas vezes construído baseado na escola que eles freqüentam brevemente quando crianças. Quase sempre, apesar de se referirem à precariedade dessas escolas, lembram-se delas com carinho e sentem com o pesar o fato de terem tido chance de freqüentá-lo. É provável que esperem encontrar um modelo bem tradicional de escola, com recitação em coro do alfabeto, pontos copiados do quadro negro e disciplina rígida. O educador da educação de jovens e adultos é um sujeito que em algum momento do seu processo da escolarização. É um sujeito que necessita conhecer sua história, sua cultura, seus costumes e suas experiências de vida. Para isso a EJA deve contemplar ações pedagógicas que levem em consideração o perfil do educando jovem, adulto e idoso que não conclui seus estudos na idade própria. É importante desenvolver o processo de formação humana pautada na mediação entre o educando, seus saberes, experiências acumuladas e o conhecimento historicamente elaborado, agregando elementos e valores que levem emancipação e a afirmação da cultura. Os alunos da EJA são geralmente alunos que não tiveram oportunidade, e procura formação rápida, alguns deles também são jovens.

A educação de jovens e adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar n infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando e, entre grandes desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho o que ganha destaque nestes tempos de crise econômica. Hoje sabemos do valor da aprendizagem continua em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude.

OS OBJETIVOS DE TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E AULTOS

A alfabetização é uma parte fundamental, mas não é a única. No Brasil, a EJA tem sido associada á escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, o que é um erro. A UNESCO trabalha com conceitos de quatro pilares, surgido do desafio apresentado por um mundo em rápida transformação: precisamos aprender a ser, a viver juntos, a fazer e a conhecer. Também há o desafio da participação, da inclusão e da equidade: como colocar em pratica o conceito da inclusão, que prevê o atendimento das demandas de aprendizagem da vasta diversidade de grupos. O Brasil tem segmentos com características bem definidas, como os povos indígenas, as comunidades quilombolas, as pessoas mais velhas. Todos tem direito a educação.

Isso ocorreu porque a Educação tem de acompanhar as mudanças que estão acontecendo e interagir com elas. O processo educativo, idealmente, começa na infância e termina somente na velhice. Dessa forma a EJA tem de ser vista numa perspectiva mais ampla, dentro do conceito de Educação e aprendizagem que ocorre ao longo da vida.

O processo tem três dimensões: a individual, a profissional e a social. A primeira considera a pessoa como um ser incompleto, que tem a capacidade de buscar seu potencial pleno e se desenvolver, aprendendo sobre si mesmo e sobre o mundo. Na profissional, está incluída a necessidade de todas as pessoas se atualizarem em sua profissão. Um medico, um engenheiro, um físico, todos os profissionais precisam se requalificar. Em momentos de crise, como o atual, isso fica ainda mais necessário. É comum o trabalhador ter de aprender um novo oficio para se inserir no mercado. Na social (que é a capacidade de viver em grupo), um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informação e saber avaliar criticamente o que acontece. Além dessas, há outra dimensão de aprendizagem muito pertinente neste momento: a relação das pessoas com o meio ambiente. Todos nós temos a necessidade de nos reeducarmos no que se refere a essa questão. Precisamos praticar novos paradigmas de sustentabilidade e novos hábitos.

AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com