TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Jovens E Adulto Do EJA

Artigos Científicos: Educação Jovens E Adulto Do EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Valdimeire de Jesus Santos

Universidade Estadual de Feira de Santana

meirycadiz@yahoo.com.br

Jonson Ney Dias da Silva

Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

jonsonney@yahoo.com.br

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma investigação sobre a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o perfil dos alunos desse sistema de ensino com enfoque na matemática. De maneira especial procuramos observar como o professor considera os conhecimentos prévios do aluno, trazidos da vivência pessoal e prática de cada um. Por último tratamos da composição da avaliação do EJA, como os professores constituem e interpretam esses resultados.

Palavras-chaves: Avaliação, Ensino de matemática, Educação de jovens e adultos.

1- INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos - EJA, visa dar escolaridade aqueles indivíduos que por algum motivo não tiveram a chance de ingressar ou dar continuidade a seus estudos, hoje incluindo na mesma sala de aula, alunos de idades, com características e culturas diferentes, para recuperar juntos o tempo perdido fora da sala de aula, adequando esse para o mercado de trabalho.

O principal objetivo da EJA, é de auxiliar cada indivíduo a tornar-se aquilo que ele tem capacidade para ser, com isso levá-lo a entender o exercício da cidadania de forma consciente e justa, vendo assim que só é possível por meio do desenvolvimento intelectual, moral, ético e efetivo do ser humano e com isso despertar nesse indivíduo uma postura consciente, critica e responsável frente aos problemas sociais.

Na modalidade da EJA, a característica mais significativa é a participação efetiva do aluno em todo processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, cabe ao professor elaborar um conjunto de ações com objetivo de avaliar o aluno da EJA, levando em consideração às experiências vivenciadas na sala de aula. Mas como será que o professor de matemática avalia os alunos do EJA? Quais as ações utilizadas no processo avaliativo? Na tentativa de contribuir com as discussões sobre esses questionamentos, o presente trabalho visa apresenta uma pesquisa, a qual encontra-se em andamento, e que tem como objetivo de compreender como os professores que lecionam matemática na modalidade de EJA avaliam seus alunos. Esse estudo buscará contribuir com este debate sobre a temática avaliação, em especial na EJA. Além disso, analisar as ações avaliativa de professores de matemática nessa modalidade, trará subsídio para uma reflexão dos docentes acerca de suas práticas em sala de aula.

2- OBJETIVOS GERAIS

Compreender como os professores que ensinam matemática na Educação de Jovens e Adultos avaliam seus alunos.

3- JUSTIFICATIVA

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com