TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Seminário: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Seminário  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Corporativa.

Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

Este trabalho tem como objetivo analisar o conceito de educação corporativa, sua aplicabilidade, importância para estimular o

desenvolvimento dos colaboradores e a elaboração de um projeto de implementação. E ainda, observar a relação dos colaboradores com a sociedade do conhecimento e a cultura organizacional presente na organização.

METODOLOGIA |

Após a entrada de novos profissionais na organização, é preciso desenvolver as suas competências, ampliar o conhecimento. O processo de Desenvolvimento é composto Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa e tem a função de manter e ampliar a qualificação dos profissionais da organização.

Um dos principais desafios da Gestão de Pessoas está vinculado à capacidade de treinar, desenvolver e educar os colaboradores, para que tenham as competências necessárias ao cumprimento das suas funções.

O Desenvolvimento de Pessoas inclui o Treinamento e vai além, busca o auto-desenvolvimento dos indivíduos, a aprendizagem, em um processo estruturado e contínuo de crescimento.

Nesse contexto, está a Universidade Corporativa , através do e-learning ferramenta de treinamento e desenvolvimento estratégico (impulsionada pela flexibilização , pela ênfase ao conhecimento e pela prática da educação para a estratégia da empresa).

Possibilitando foco no negócio; definição do modelo do programa; implementação e Revisão para aperfeiçoamento constante.

Ressalta-se a importância da busca pela aprendizagem, tanto por parte dos indivíduos quanto da empresa, para resultar em conhecimento organizacional. Define aprendizagem organizacional como a capacidade ou os processos organizacionais que mantêm ou melhoram o desempenho com base na experiência, envolvendo o desenvolvimento das competências essenciais e atitudes de apoio a melhoria contínua e a capacidade de renovação.

Com base na matriz de conhecimento de cada analista, identificamos os GAP’s , traçamos um plano de aprendizagem, com uma trilha especifica por área de atuação, trazendo vários

fatores favoráveis:

➢ Processo de ensino com foco na aplicação prática

➢ Definição de futuro, direcionamento ao colaborador, responsabilizando as pessoas pelo seu auto-desenvolvimento

➢ Equilíbrio entre o aprendizado diário com o virtual

➢ Agregando valores

➢ Ter a oportunidade de identificar negócios com maior assertividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com