TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Resenha: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Num mundo de céleres mudanças e busca por vantagens competitivas, fez-se necessário a revisão do conceito de gestão de pessoas, onde estas deixam de ser consideradas como elemento de custo e passam a ser parte integrante do capital intelectual das organizações e para que elas possam contribuir de forma construtiva, elas precisam de condições para conhecer o que não compreendem podendo assim analisar, questionar e pensar de forma criativa possibilitando inovações.

No ambiente competitivo global a educação corporativa passa a ser uma preocupação para as organizações que desejam se manter competitivas no mercado e cada vez mais se intensificam os investimentos nesta metodologia a fim de agregar às pessoas novas habilidades e visão sistêmica, preparando a organização para a complexidade e incerteza do cenário atual e futuro.

A inserção da educação corporativa nas organizações visa propiciar o conhecimento de forma contínua e ininterrupta que na maioria das vezes ocorre com a criação das universidades corporativas, onde é possível vivenciar uma grande variedade de experiências de aprendizagem, aumentando as competências, melhorando o nível de desempenho e incrementando o impacto nos resultados do negócio.

Como futuras profissionais de Recursos Humanos, sabemos que o sistema de educação corporativa é um método que visa oferecer condições para que ocorra a aprendizagem tanto a nível individual e grupal como também organizacional. E que o RH tem papel fundamental no que tange o desenvolvimento das pessoas.

Esse conhecimento deve acompanhar o ritmo das mudanças e transformações ambientais que são constantes e velozes. Deve permitir a gestão do conhecimento corporativo, utilizando o conhecimento acerca do negócio, de seus produtos e serviços, dos processos e métodos de trabalho aliado ao planejamento estratégico e a gestão das competências, desenvolvendo os colaboradores e criando vantagens competitivas.

Deve preceder ao planejamento uma grande discussão de cunho crítico informativo sobre as vantagens da educação corporativa, com envolvimento e comprometimento da alta cúpula vinculando à missão, valores e objetivos estratégicos da empresa. Esta etapa constitui a fase de informação, sensibilização e comprometimento com o projeto, quando se desenvolve uma nova cultura com uma visão mais ampla das possibilidades de retorno institucional em vários aspectos.

Vale observar que a empresa é um organismo vivo, dinâmico, cujas diretrizes devem se realinhar a cada mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com