TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Tese: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Professor EAD: Profa. Ma. Vivian Menezes

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Cibele Geovane Perez Brito-385206 – Tecnologia em Recursos Humanos

Ninonros Konrath Pires -383381 – Tecnologia em Recursos Humanos

Sandra Galvão Mattos - 385212 – Tecnologia em Recursos Humanos

PORTO ALEGRE/RS

2013

Introdução

Nos Estados Unidos, década de 1950 inicia a aplicabilidade da Educação Corporativa. Foram empresas de grande a pequeno porte criando cursos para ensinar seus funcionários a desempenhar de uma maneira eficaz suas atividades.

A empresa Americana General Eletric no ano de 1955 foi eleita a “companhia do século” seguindo a tendência do mercado da época. Seu diferencial foi marcado pela habilidade de criar ideias entre diferentes negócios e interligando a implantação e operação de estratégias com o apoio dos treinamentos oferecidos em Crotonville.

As infra-estruturas oferecidas dentro das instituições dessa época tornaram-se as bases do que hoje se conhece por universidades corporativas, institutos ou colégios de treinamentos corporativos.

O marco da educação corporativa no Brasil foi o lançamento do livro de Jeane Meister em 1999. A consultora americana definiu cinco parâmetros importantes que devem ser explorados na educação corporativa: aprendendo a aprender, comunicação e colaboração, raciocínio criativo e resolução de problemas, conhecimento tecnológico, conhecimento de negócios globais, liderança e auto-gerenciamento da carreira.

Atualmente a educação corporativa brasileira está engajando no ensino eletrônico, ou também conhecido como e-learning. É um método de ensino on-line que reúnem os meios de informação da internet para transmitir conteúdos de disciplinas de variados cursos. Essas disciplinas são passadas por meio de módulos e os recursos usados para essa passagem são através de e-mails, textos digitalizados, licks, vídeos e outros demais recursos existentes por via on-line.

O método de ensino do e-learning pode ser apresentado na forma síncrono é quando o professor e aluno estão em aula em tempo real. É recursos como o chat, vídeos-conferência usados para o professor ministrar as aulas e os alunos assistir as palestras em condições de poder realizar perguntas e respostas durante a aula. E a forma assíncrono, o professor responde dúvidas e participa de discussões através de e-mail e fóruns utilizando a flexibilidade do uso do tempo em ritmo de aprendizado e disponibilidade de horário diferenciado.

O Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana será a empresa escolhida para o desenvolvimento do projeto de educação corporativa.

É uma organização que esta estruturada pelo regime militar a mais de sessenta anos e sendo regido por normas de muito controle.

Seus principais objetivos continuam sendo a prática desportiva; o desenvolvimento das atividades culturais, sociais, recreativas e educacionais. Mas com a evolução dos anos Agremiação atinge um crescimento bastante significativo em seu quadro social e paralelamente a necessidade de criar mudanças de paradigmas e uma inovação na postura profissional na totalidade empresarial da Agremiação.

A empresa foi definida e já temos em mãos autorização para iniciar o projeto de Educação Corporativa.

Sede: Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana

Endereço: Rua: Luiz de Camões, 337 – Santo Antonio – Porto Alegre/RS

Filiais em Tramandaí: Colônias da Igreja e da Plataforma, Camping das Custodias

Filial em Tapes: Camping Orlando Nogueira

Área de atuação: Associação Civil sem fins lucrativos de caráter beneficente, cultural, recreativo e esportivo.

Porte: Médio

Funcionários: 150

Público Alvo: Sócios e futuros sócios

Comércio de prestação de serviços de lazer e desportivo:

• Sede: Escolinhas de futsal, basquete, voleibol, dança rítmica, ginástica localizada, hidroginástica, hidrobike e natação;

• Colônias de Férias: Entre os períodos de novembro a março são realizados sorteios oferecendo aos sócios sorteados estadias de 10, 12 e 15 dias nas três colônias situadas na praia de Tramandaí e uma na cidade Tapes.

É de suma importância compreender que a Educação Corporativa passa a ser um ponto de ligação entre administradores e colaboradores para atingir corretamente as ações estratégicas da empresa. Tais membros assumirem um papel de destaque alinhado ao diferencial – o capital intelectual com o sucesso inserido no mercado globalizado.

Visitamos os sites das Instituições Eletrobrás, Fundação PTI e Correios e observamos suas particularidades, mas ao mesmo tempo evidenciam objetivos estratégicos parecidos em atender as demandas de capacitação profissional das áreas diversas, garantindo a atuação, o desenvolvimento a transformação e o sucesso mutuo dentro das empresas.

Agendamos a visita na Agremiação Geraldo Santana para realizar a entrevista com o Supervisor do Departamento de Pessoal e escolhemos aleatoriamente no dia, funcionários para ter participação da mesma atividade. Aceitamos as sugestões dos assuntos a serem abordados porque elas atingem os objetivos corretos para após ser elaborado o diagnostico das demandas de conhecimento dos colaboradores e dos gestores da instituição.

Entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com