TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Trabalho Universitário: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO

Trabalho desenvolvido na disciplina de – Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentados à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação em trabalho em grupo da matéria de Educação Corporativa.

Campinas

2014

ÍNDICE

Pesquisa e Informações do Vídeo ___________________________________________ 5

O que é Educação Corporativa ___________________________________________ 5 e 6

Entrevista ____________________________________ 7

Análise da Entrevista ________________________________________8

Considerações _____________________________________ 9

Educação Corporativa

Título do vídeo: Educação Corporativa na CNB

Veiculo de comunicação: Entrevista Pessoal

Entrevistado: Daniel Orlean, especialista em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ e sócio-diretor da Affero.

Link do vídeo: www.youtube.com/watch?v=r0CprbMY2LU

O que é?

A educação corporativa consiste no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores de uma determinada organização, tendo como objetivo a qualificação progressiva dos profissionais, retendo os talentos e garantindo um bom resultado para a empresa.

Apesar da grande melhoria em relação a educação profissional no Brasil, hoje o número de profissionais formados por ano é relativamente pequeno se comparado com a demanda no mercado de trabalho. Por este motivo as organizações passaram a aprimorar o conhecimento profissional da população, oferecendo cursos gratuitos e também programas de aprendizado.

Para que a rotatividade de seus colaboradores diminuísse, as empresas adotaram a gestão de pessoas, com o objetivo de motivar seus funcionários através de projetos educacionais, planos de carreira e deixando claro que o capital humano é de grande valor para o sucesso da organização.

No passado, os empresários acreditavam que o profissional deveria estar preparado antes de entrar para o quadro de funcionários de suas empresas, mas com o passar do tempo notaram a dificuldade de encontrar profissionais qualificados e isso levou as organizações a investir na educação corporativa.

Com o investimento no capital humano, os resultados organizacionais tiveram uma progressão considerável, pois tendo funcionários motivados e qualificados, as empresas passam a produzir mais em um menor espaço de tempo. Isso deixou claro a importância de investir nos colaboradores e por isso a cada dia aumenta o número de empresas que investem em gestão e educação de pessoas.

Outros fatores considerados importantes na educação corporativa são o comportamento e ética organizacional que garantem um bom clima organizacional e diminui a rotatividade de colaboradores.

Para que os colaboradores e a população se sintam motivados e se interessem pelos treinamentos ou aulas, os empresários adotaram métodos de aprendizado que sirvam de entretenimento e ao mesmo tempo ensino. Estes métodos estão sendo implantados cada vez mais, pois geram dos ouvintes e alunos um interesse e prazer maior do que se fosse uma simples palestra que na maior parte das vezes causa tédio e cansaço. Os treinamentos atualmente envolvem muita tecnologia e diversão, podendo ser desde um treinamento com dinâmica de jogos até um treinamento com slides e vídeos, a escolha do tipo de treinamento depende muito do publico na qual o mesmo deverá ser aplicado.

A educação corporativa é portanto, o investimento no aprendizado dos colaboradores e profissionais que garante conhecimento, comportamento adequado e ética empresarial, tendo como objetivo a melhoria de resultados de uma determinada empresa.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA DENTRO DO GRUPO CAPGEMINI

Conversamos pessoalmente com o profissional de RH Anderson Bueno de Oliveira, 20 anos, colaborador da empresa Capgemini, para compreendermos como é a educação corporativa em sua empresa.

Escolhemos este colaborador, pois o mesmo participa constantemente de treinamentos voltados para educação corporativa dentro da organização que trabalha.

A entrevistadora Gisele Rodrigues, 24 anos, aluna da 4ª série do curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo Pleno da empresa Protege, coletou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com