TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Ensaios: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 11

Mossoró 30 de novembro de 2012

INTRODUÇÃO

Nesse desafio, é possível verificar que as organizações interessadas em manterem-se competitivas criam mecanismos para alavancar as competências de seus recursos humanos, objetivando fornecer condições para que os mesmos potencializem conhecimentos, habilidades e competências.

Essa necessidade de ações que visem um maior resultado para as organizações faz com que a Educação Corporativa (EC) desponte como um grande investimento (com retorno praticamente garantido).

A Educação corporativa constitui-se de projetos voltados aos objetivos estratégicos, da organização e está focada em entender a essência humana nas organizações, identificando a função do ser humano no espaço de produção de bens e serviços, assim como estratégias voltadas para o desenvolvimento do trabalho na vida organizacional.

São ações que fortalecerão o crescimento progressivo do indivíduo, para que ele possa interagir com ele mesmo e com o meio em que se insere, possibilitando com isso um aumento do conhecimento e uma melhora significativa no nível de aprendizado por meio dos cursos à distância, aos quais agregam características cooperativas e interativas.

Ao concluirmos as etapas propostas neste desafio, nos teremos desenvolvido as competências e habilidades e compreender a importância de um Sistema de Educação Corporativa para as organizações.

Conheceremos também as principais vantagens da Educação Corporativa no alcance dos objetivos estratégicos da organização onde, depois de observar avaliaremos o envolvimento das pessoas e setores da organização na Gestão da Educação Corporativa na organização. Estamos apresentando um relatório, onde consta uma autoanálise de seu desempenho, a análise da organização onde está inserido e ações corretivas que busquem o desenvolvimento de habilidades e competências para uma atuação adequada como gestor-líder.

E com isso ampliaremos o nosso entendimento sobre o conceito de Educação Corporativa e a sua importância nas organizações.

OBJETIVOS:

Neste relatório vamos abordar três conceitos básicos de Educação corporativa, onde abrange os estudos desenvolvidos em:

1)Fundamentos da Educação Corporativa

2) EAD como ferramenta para a Educação Corporativa

3) Processos de Implantação

Identificação da Empresa;

Nome: Lojas Riachuelo S/A

Localização: Mossoró West Shopping

Av: João da Escóssia, nº 1515.

Segmento: Como foco no segmento de moda ao alcance de todos ‘nossas lojas são divididas em cinco seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil, casa e calçados.

Missão: Proporcionar a cada vez mais as pessoas as condições de se expressar através da moda.

Justificativa da escolha da empresa

Para a realização da pesquisa, se fazia necessário encontrar uma empresa com expressão em Educação Corporativa, com histórico de educação continuada em sua estrutura, com boa imagem corporativa e que prezasse o bom relacionamento com seus colaboradores. Assim, a escolha da empresa (Lojas Riachuelo). Para a realização desse estudo deve-se a vários fatores compatíveis com o exposto, por se tratar de uma organização com todos os requisitos para o desenvolvimento do nosso desafio, onde o contato foi feito por um dos alunos.

Fundamentos da Educação Corporativa

A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais”.

A Educação Corporativa é um guarda-chuva estratégico para desenvolver educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização.

Este fenômeno em crescente expansão tem como sustentação a chamada “sociedade do conhecimento”, cujo paradigma é a capacidade de transformação.

Um novo trabalhador é exigido nesse contexto, que enfatiza as competências segundo um comportamento independente na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo, de pensar e agir em sistemas interligados, e de assumir a responsabilidade no grupo de trabalho.

A valorização da força humana;

O renascimento da arte, da espiritualidade e do compromisso social;

A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida.

Na realização da entrevista com a organização sobre o entendimento do conceito de Educação Corporativa. Foi considerado como fator limitante a fim de realizar uma análise melhor referenciada.

Outro fator limitante é o fato deste tema ser novo no ambiente empresarial brasileiro e que as experiências ainda não estão completamente consolidadas.

Adicionalmente, limitou-se a pesquisa a literatura sobre o tema.

O desafio da educação corporativa está em satisfazer simultaneamente às necessidades individuais de cada agente e às necessidades coletivas da organização. A idéia é a de que empresas são em essência grupos de protagonistas comuns, que de uma maneira ou de outra, estão unidos para um destino comum.

À medida que se sobe que se escala a pirâmide institucional de satisfação ao alcance dos resultados, os participantes individuais devem ser atados uns aos outros por fios invisíveis. O programa de Educação deve versar sobre as necessidades reais percebidas pela empresa e ao mesmo tempo propiciar ao grupo que estará sendo formada uma direção para o futuro com que valha a pena comprometer-se.

Uma composição que permita aos indivíduos e grupos tirarem o máximo e melhor proveito deles próprios. O conhecimento é compartilhado a nível global, as organizações e as pessoas aprendem e crescem à medida que continuamente experimentam e aceitam um novo desafio.

Para o sucesso na implementação de programas tão complexos há que se definir com precisão o que se espera que cada profissional desenvolva em termos de: habilidades e competências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com