TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Exames: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  135 Visualizações

ntrodução

Cada vez mais, as empresas têm investido e avançado em questões relativas ao Ensino Corporativo. Para elas, é necessário e estratégico que seus colaboradores e fornecedores estejam constantemente atualizados, em relação aos processos e tecnologia aplicados ao negócio.  A Didáctica desenvolve todo o trabalho de estruturação, formatação e implantação de uma Universidade Corporativa conforme as necessidades da empresa e de seus colaboradores.

A educação corporativa é um conceito recente no Brasil, mas é muito importante e por vezes até polêmico. Esse conceito surgiu nos anos 90, mas só nos anos 2000 que as empresas brasileiras passaram a adotá-lo, as universidades que funcionam dentro das corporações são chamadas de universidades corporativas porque com a emergência da sociedade do conhecimento o aumento da competitividade faz com que a educação passasse a ter papel ainda mais importante, surgiu então à necessidade de adequar os profissionais já existentes á nova realidade e formar estes profissionais dentro da própria empresa, é uma estratégia competitiva.

Este fenômeno em crescente expansão tem como sustentação a chamada ‘sociedade do conhecimento’, “cujo paradigma é a capacidade de transformação [...] do indivíduo social por meio do conhecimento” (Managão, 2003, p. 9). Um ‘novo trabalhador’ é exigido nesse contexto, que enfatiza as ‘competências’ segundo um “comportamento independente na solução de problemas, a capacidade de trabalhar em grupo, de pensar e agir em sistemas interligados, e de assumir a responsabilidade no grupo de trabalho” (Markert 2000, apud Quartiero & Cerny, 2005, p.28).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com