TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Trabalho Universitário: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  2.962 Palavras (12 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Educação Corporativa

Tutor a distância: Ma. Karem Rojas

OSASCO/SP

2012

INTRODUÇÃO

As empresas tendem cada vez mais a empreender esforços no processo educacional, pois este fator é crucial na retenção de talentos, isto porque somente pela educação será possível viabilizar caminhos para desenvolver os profissionais do futuro.

A Educação Corporativa está crescendo rapidamente para atender às necessidades da educação continuada, ou seja, sustentar a vantagem competitiva inspirando um aprendizado permanente e um desempenho excepcional das pessoas e, por consequência, das organizações.

Numa visão geral oportunizada neste estudo a educação corporativa é mais uma ferramenta utilizada pela organização, para proporcionar um diferencial de grande importância no mercado.

Outro aspecto relevante é o alinhamento conceitual da equipe de recursos humanos com novos conceitos que norteiam os princípios da Educação Corporativa.

Este trabalho tem por objetivo propor a implantação de um projeto de educação corporativa em uma empresa de médio porte, do segmento de Serviços e Soluções em Gestão de Arquivos, Documentos e Processos, procurando entender a importância do conhecimento e da educação continuada, para a empresa e seus colaboradores, em todos os níveis.

ETAPA 1

O E-learning e o Desafio da Educação Corporativa

Conforme exposto no Artigo, por Alexandre Bobeda, as grandes empresas, na atualidade, pensam em Educação Corporativa quando tratam do treinamento e desenvolvimento (T&D) de seus funcionários e o consequente gerenciamento de seu capital intelectual. Dessa forma, a Educação Corporativa é um processo pelo qual os funcionários estão em um constante aprendizado, cujo objetivo são a melhoria do desempenho e o aumento da produção nos negócios.

Vários são os métodos utilizados na Educação Corporativa. Dentre eles, o e–learning. Mas, o que é o e-learning ? Tecnicamente, é o ensino realizado via meios eletrônicos. É basicamente um sistema hospedado no servidor de uma empresa que transmite, por meio da Internet ou Intranet, informações e instruções aos alunos, visando agregar conhecimento especifico. É muito utilizado por empresas, em processos de treinamentos de funcionários e seleção de pessoal, tendo como foco organizar e disponibilizar materiais didáticos, como recursos hipermediáticos.

O sistema pode substituir total ou parcialmente, o instrutor, na condução do processo de ensino. No e-learning, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, entre outras. O treinamento com o e-learning pode ser montado pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de solução já existentes no mercado.

Ainda há certa resistência na aceitação dessa modalidade de ensino, em relação às dúvidas sobre a eficácia do aprendizado pela internet, usando apenas o computador. Mas quando há um processo de acompanhamento da aprendizagem de forma eficaz, o e-learning pode trazer muitas vantagens em um projeto de Educação Corporativa.

Como em qualquer sistema de Educação Corporativa, o importante é que as metas estejam relacionadas com os objetivos estratégicos da empresa no mercado e com as competências necessárias aos cargos desempenhados.

Pesquisa Revela Situação da Educação Corporativa no Brasil

A Educação Corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. É mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).

Conforme Quartiero & Cerny, 2005, p.24, a Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais”

No Brasil, o conceito de Educação Corporativa surgiu na década de 1990, devido a um mercado mais globalizado que obrigou as empresas a qualificar seus colaboradores continuamente, para criar um diferencial competitivo.

Conforme a pesquisa realizada pela Profª. Drª Marisa Eboli, em 2009, denominada “Pesquisa Nacional – Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009”, cujos objetivos principais foram: apresentar um panorama geral dos vários aspectos relacionados à Educação Corporativa e identificar práticas correntes das organizações no Brasil, a Autora, em entrevista concedida ao http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Entrevista/6694/o-panorama-da-educacao-corporativa-no-brasil.html#RH.com.br, destaca os principais resultados dessa pesquisa, quais sejam:

O perfil das organizações praticantes da Educação Corporativa é formado por grandes empresas, inseridas em cadeias de produção globais e complexas, envolvendo competências estratégicas que compreendem muitas partes interessadas ao longo dessa cadeia.

O perfil dos responsáveis pelos Sistemas de Educação Corporativa (SECs) revelou pessoas com bom nível de maturidade e capacidade técnica.

Em termos de Alinhamento Estratégico e Inserção na cultura, a pesquisa sugere que as ações educacionais sejam voltadas para o atendimento da estratégia, mas o processo pode estar desvinculado do planejamento estratégico da empresa e que a Educação Corporativa ainda não está inserida plenamente na cultura da empresa.

Os programas educacionais têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com