TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Monografias: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Nesse desafio, é possível verificar que as organizações interessadas em manterem-se competitivas criam mecanismos para alavancar as competências de seus recursos humanos, objetivando fornecer condições para que os mesmos potencializem conhecimentos, habilidades e competências.

Essa necessidade de ações que visem um maior resultado para as organizações faz com que a Educação Corporativa (EC) desponte como um grande investimento (com retorno praticamente garantido). As organizações começam a verificar que a falta desse investimento em educação acaba por gerar deficiências relacionadas à competitividade e a produtividade, através da desatualização e desmotivação dos colaboradores, assim como pela desvalorização do conhecimento agregado atualmente exigido pelo mercado de trabalho.

Assim, a dificuldade de manter atualizada e capacitada a estrutura intelectual de uma organização, de modo que o desempenho profissional gere maior competitividade, faz com que algumas organizações invistam em programas de Educação Corporativa.

O acesso a informações que possibilitem a construção de conhecimento específico calcado na experiência individual faz parte de um grande desafio corporativo.

A partir do exposto, pode-se compreender que um dos pontos de convergência entre os interesses empresariais das organizações de conhecimento e a necessidade dos empregados de gerir um número cada vez maior de informações é a Educação Corporativa.

Esse movimento faz com que o processo de planejamento destes programas

seja adequado à realidade e aos objetivos de cada organização, bem como às características dos seus colaboradores.

Ao concluirmos as etapas propostas neste desafio, nos teremos desenvolvido as competências e habilidades e compreender a importância de um Sistema de Educação Corporativa para as organizações.

Conheceremos também as principais vantagens da Educação Corporativa no alcance dos objetivos estratégicos da organização onde, depois de observar avaliaremos o envolvimento das pessoas e setores da organização na Gestão da Educação Corporativa na organização.

E com isso ampliaremos o nosso entendimento sobre o conceito de Educação Corporativa e a sua importância nas organizações.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Nome: Metalurgica Ferro e Arte

Localização: Rua Gelson Andrade Moreira,259 Iguatemi-MS

Missão: Produzir aço de forma sustentável, com alta performance dos seus processos e atendimento diferenciado ao mercado, objetivando agregar valor para os clientes, colaboradores, e sociedade.

Visão: Ser reconhecida como a melhor empresa na produção e comercialização de aço para construção civil.

Valores: Desenvolvimento sustentável. Mantemos nosso compromisso com a preservação ambiental, alinhada ao desenvolvimento econômico e responsabilidade social;

OBJETIVOS:

Elaborar um projeto de Educação Corporativa para a Metalurgica Ferro Arte. Para desenvolver o projeto vamos abordar três conceitos básicos de Educação corporativa, onde abrange os estudos desenvolvidos em:

1)Fundamentos da Educação Corporativa

2) EAD como ferramenta para a Educação Corporativa

3) Processos de Implantação

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA EMPRESA

Para a realização da pesquisa, se fazia necessário encontrar uma empresa com expressão em Educação Corporativa, com histórico de educação continuada em sua estrutura, com boa imagem corporativa e que prezasse o bom relacionamento com seus colaboradores. Assim, a escolha da empresa Ferro Arte para a realização desse estudo deve-se a vários fatores compatíveis com o exposto, por se tratar de uma organização com todos os requisitos para o desenvolvimento do nosso desafio, onde o contato foi feito por um dos acadêmicos

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Educação Corporativa, conexão entre aprendizado e gestão do conhecimento.

Educação Corporativa, que alguns chamam de educação empresarial, é a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição.

Na Educação Corporativa temos os seguintes objetivos: desenvolver competências essenciais para o sucesso da empreitada, desenvolver a prática das atividades, alicerçar crenças e valores da instituição, enfatizar a cultura empresarial, desenvolver a cidadania para o sucesso da instituição.

A Missão da Educação Corporativa é “Formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade”. A aprendizagem pode ser tanto específica quanto organizacional, mas sempre funcional e continuada. Tanto a aprendizagem quanto a gestão do conhecimento precisam ser eficientes para não haver desperdício do recurso mais precioso, que é o tempo. Na Educação Corporativa a visão dos objetivos e as metas a serem alcançadas devem ser compartilhadas.

No sistema de Educação Corporativa o desenvolvimento de competências se dá através do desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes. O conhecimento será desenvolvido por meio da compreensão de conceitos e técnicas, que gera o saber. A habilidade é proporcionada pela aptidão e capacidade de realizar, que gera o poder. A atitude se configura na postura e modo de agir, que culmina no querer. A aplicação desses três eixos associados determina a competência.

A competência na educação corporativa se estabelece também através de princípios de sucesso: parceria, sustentabilidade, conectividade, disponibilidade, cidadania, competitividade. As competências assim formatadas propiciam um saber agir responsável, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que acrescentam valor à organização e valor social ao indivíduo.

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com