TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Cidadania

Dissertações: Educação E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Curso – Licenciatura em Pedagogia 2013.2

Disciplina – Educação Especial 2º Semestre

Prof – Rita Beraldo Tutora – Tatiana Politano

AVALIAÇÃO I

QUESTÃO 1- Estudamos que ao longo da história a Educação Especial passou por transformações no modo de conceber a educação destinada às pessoas com necessidade educacionais especiais. Redija um texto (10 a 15 linhas) com a retrospectiva histórica da Educação Especial e os aspectos legais.

R-Até que a educação fosse pensada como necessária,várias foram as perspectivas atribuídas ao longo da evolução.Na Grécia antiga,por exemplo,onde o porte atlético era padrão,os deficientes eram exterminados ou transformados em bobos da corte.No período feudal por influência da igreja,o infanticídio era uma prática comum por considerar os deficientes criaturas sem alma.Mais tarde passaram a ser vistas como filhas de Deus ,mas cuidadas longe do convívio social.Após a visão religiosa surge a visão capitalista que exclui o deficiente porque prima pela produção e pelo lucro.O período de total exclusão foi bastante vasto,levando em consideração a rejeição também no contexto escolar.A partir das experiências das nações,como no EUA e alguns países da Europa começaram a surgir no Brasil, no final do século XIX o atendimento escolar especial aos portadores de deficiência.Surgindo no final do século XVIII a Educação Especial,na opinião de Bueno (1997,p.38), veio para atender a interesses contraditórios.

Vocês apresentam retrospectiva histórica adequada, o texto está objetivo, porém não evidenciam nenhum aspecto legal desta educação.

QUESTÃO 2- A atenção destinada às pessoas com deficiência adquiriu vários perfis no decorrer da história. Com base nos paradigmas que fundamentaram as políticas públicas destinadas a Educação Especial descreva as principais características de cada um dos modelos apresentado.

R-Paradigma da institucionalização ou segregação – características: a retirada das pessoas com deficiência de seu contexto, privada do convívio com sua comunidade de origem.

Paradigma de serviços – características : Foram criados serviços de reabilitação que tenham como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades motoras para encaminhar o indivíduo a uma escola regular .

Paradigma de suporte ou inclusão- características: a escola deve se modificar para atender a clientela com necessidades educacionais especiais.

Poderiam ter explicado com maiores detalhes as características de cada modelo educacional.

QUESTÃO 3- Com base nas discussões até aqui apresentadas, o que podemos considerar como uma necessidade educacional especial e quais as pessoas que fazem parte desse grupo social (comente sobre os três grandes grupos) – PNEE.

R-A Deficiência é trabalhada para que o indivíduo supere algumas limitações ,portanto não é uma doença.Fazem parte desse grupo os deficientes visuais ,intelectuais,físicos,múltiplos,com surdez e surdocegueira.

Transtorno global do desenvolvimento são aqueles que apresentam comprometimento ou alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com