TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Nas Escolas Rurais

Artigo: Educação Física Nas Escolas Rurais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Tema:

Educação Física Nas Escolas Rurais

Contextualização:

“... Ainda sobre as dificuldades vivenciadas no contexto escolar, o professor de Educação Física das escolas do meio rural entrevistados depõe sobre a marginalização de seu papel e da disciplina se comparado com as demais áreas de conhecimento dentro das escolas .

E muitas instituições de ensino as aulas de Educação Física são taxados como: barulhentas, de importância secundarias ou compensatórias as atividades intelectuais ou ainda como um tempo pedagógico do qual se pode lançar mão para realização de atividades gerais.

Essa discriminação que sofre a Educação Física além de ter origem histórica, desde sua inserção como disciplina curricular obrigatória, ainda é ratificada pela postura que alguns profissionais adotam dentro da escola. Bracht et al (2002), a partir de relatos e de discussões com profissionais da área, revelam a inexistência de uma proposta curricular para a Educação Física na escola; a falta de tempo e de planejamento pedagógico; a consensual sobre a Educação Física na escola, como fatores contribuintes para a existência de uma cultura cristalizada da Educação Física dentro da escola que dificulta mudanças; resistências dos professores a mudanças; e falta de uma proposta única/marginalização dela ““...

Justificativa:

Infelizmente essa é uma realidade das escolas rurais; A disciplina de Educação Física na visão das instituições escolares principalmente nas áreas rurais são tratadas como aulas sem conteúdos, aulas completamente desnecessárias para aprendizagem dos educandos .

Infelizmente esse tipo de preconceito não é existente somente nas comunidades e sim surgem também de professores que atuam em outras disciplinas pra os mesmo são aulas que não acrescentam em nada na vida dos educando e desta forma de pensamento que secretários de Educação e diretores colocam quaisquer professores pra aplicar as aulas de Educação Física, professores completamente leigos na disciplina. Pode trazer grandes consequências na vida dos educandos. Sem comentar que as estruturas físicas dos espaços pra praticar a disciplinas geralmente e materiais pra tal disciplina é precária.

Objetivo:

Acredito que esse tema Educação Física Nas Escolas Rurais vai somar e muito em minha vida profissional, pois tive oportunidade de trabalhar cinco anos nas escolas rurais de meu município e sempre observei as aulas dadas em Educação Física e eram de péssima qualidade, por não ter professores não habilitados na área.

Pois tenho certeza que com meu curso farei a diferenças nas aulas e acabarei com o mito que essa disciplina é uma disciplina vazia, mas também sei que não será fácil por tudo que foi relatado no texto acima. Falta estruturas físicas pra ser trabalhada as aulas , materiais de péssimas qualidades .

Nos futuros professores de Educação Física não estamos preparados pra lidar com tal realidade é por isso que quero fazer meu TCC sobre esse tema, sei que através dele acharei a melhor maneira de trabalhar com essa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com