TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Jovens E Adusltos

Casos: Educação Jovens E Adusltos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

Sumario

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------04

Questões para reflexão (pagina 68) ----------------------------------------------------05

Atividade de aprendizagem (pagina 109)---------------------------------------------07

Atividades para reflexão (Pagina 153) ------------------------------------------------09

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------12

Referencias -------------------------------------------------------------------------------------13

Introdução

Este trabalho tem por intuito apresentar questões voltadas para a reflexão do desenvolvimento e processo do trabalho na educação de jovens e adultos, assim como questões sistematizadoras das temáticas, comparações metodológicas de docentes que beneficiam esse processo de alfabetização das pessoas que não concluíram seus estudos nas idades vigentes.

Atividades de aprendizagem

Questões para reflexão (pagina 68)

Procure verificar em sua localidade qual é a concepção de educação de jovens e adultos e de alfabetização que fundamentam os projetos e práticas pedagógicas.

A concepção de educação visa abranger as questões de desenvolvimento do ensino, criando novas propostas a fim de cumprir sua demanda, enfatizando a alfabetização como uma das principais metas, valorizando a bagagem cultural e intelectual do aluno de forma que o estudante consiga desenvolver o conhecimento em relação a alfabetização,tornando-se um cidadão mais qualificado em nossa sociedade.

1-Conhecendo a EJA NA LOCALIDADE EM QUE MORA. Verifique nas secretarias municipais e estaduais de Educação (núcleo regional etc.). Quais são os projetos da EJA em vigência e como são mantidos. Procure saber qual é a concepção de educação e a de alfabetização.

Os programas são geridos por: secretaria Estadual e municipal, sem a obtenção de seus nomes.

2- Visando uma sala de EJA. Procure observar quem é o professor, sua formação, se possui vínculo empregatício, como ele se relaciona com os alunos, como trabalha o conteúdo, quais as dificuldades que ele sente etc. Procure conversar com os educandos e investigar o que eles modificariam na prática do professor, caso estivesse no lugar dele.

A partir da coleta de informações, pode-se notar o quão amplo é o corpo docente escolar, sendo constituído por professores titular e substituto, sendo ambos concursados.

O relacionamento do professor com o educando , se baseia na troca de informações. Basicamente, os alunos trazem sua opiniões e novas propostas e os professores configuram e adaptam ,na medida do possível, essas ideias apresentadas em sua aula. O fato do professor absorver e executar as atividades sugeridas pelos alunos, dão a oportunidade de trazê-los mais perto , pelo simples fato de mudar algumas atividades ministradas na sala de aula. Uma das dificuldades encontradas em sala pelo professor, é o curto tempo , não podendo passar por interrupções , ou o desenvolvimento de novas trocas de experiências .

3-Analisando materiais pedagógicos da EJA. Procure identificar alguns livros e demais materiais didáticos que são utilizados nas salas de EJA na sua localidade. Observe o conteúdo, os exercícios, a avaliação etc. Após isso, procure pensar: para que tem servido a EJA, se possível, busque materiais didáticos utilizados em projetos educacionais de outros períodos da EJA, como mobral, campanhas de educação de adultos entre outras.

São utilizados materiais escolar, livros com exercícios aparentes, e o uso de materiais diversos acolhendo o tema estabelecido. Não foi possível a coleta desse material utilizados anteriormente.

Entrevista

As dificuldades apresentadas por uma pessoa que não frequentou a escola em período recorrente.

Exemplo de situação: Eu Tatiana Machado de Freitas, dei inicio as atividades trabalhista ainda muito jovem (em torno dos 9 anos) antes mesmo de concluir o ensino regular. Em decorrência disto acabei por me afastar da escola. Logo mais me deparei com uma gravidez não planejada (aos 17 anos ). As dificuldades financeira não demorou em aparecer, me forçando a sair de casa ainda de madrugada para buscar e ajudar no sustento da minha precoce família. Naquele momento me dei conta do quanto faz falta não somente os estudos mas também o conhecimento. O mundo estava muito competitivo e eu completamente despreparada e perdida. Então resolvi retomar os estudos de onde parei me inscrevendo no EJA. Conclui meus estudos e ingressei no curso superior, caso contrário, as oportunidades não me caberiam.

Atividade de aprendizagem (pagina 109)

Questões para reflexão

1- Investigue quais sãos problemas mais frequentes na sua localidade quanto a EJA, compare tais problemas com o que está posto como meta no PNE.

Alguns trabalhos na EJA precisam ser examinados por não estarem atingindo seu objetivo. Muitos têm concluído o curso, porém não dominam da forma como deveria o conteúdo trabalhado. E de acordo com o PNE os professores que não tem sua formação condecorada a de outros professores em nível elevado superior, devem ser aclamados. Ressalta também que o professor de modo geral deve atentar se ao processo de ensino aprendizagem, buscando se aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos e práticas, para construir uma educação que realmente supere as necessidades apresentadas.

2- Os estados brasileiros estão elaborando (ou já possuem) os planos Estaduais de Educação e nele são fixadas metas para EJA. Procure conhecer o plano de educação do estado em que você mora, bem como saber quais são asa apropriações entre

o PNE.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com