TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Nas Escola

Trabalho Escolar: Educação Nas Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Educação como reprodutora da estrutura de classes ou como espaço de transformação social tendo como seus maiores contribuidores o filósofo francês Louis Althusser e o pensador marxista Antonio Gransci.

EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA CONSERVADORA: O RESGISTRO CONSERVADOR DE ÉMILE DURKHEIM E A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO LIBERAL DE JOHN DEWEY E DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO

O estudo das formas de enxergar a educação como um instrumento de conservação das relações sociais existentes. Essas visões conservadoras pregam algumas reformas para corrigir falhas da sociedade capitalista.

A educação para Durkheim tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras sociais. Para assegurar a inculcação dos valores dominantes, é necessário que a geração adulta exerça a ação educativa sobre a geração mais jovem.

Agindo assim, a educação contribui para o individuo se adaptar à social, para que as pessoas exerçam sua função social conforme, geralmente, sua origem de classe e para a conservação da sociedade.

Já para Dewey, a educação deveria formar um novo homem, sintonizado com um mundo em constante transformação. Somente uma nova escola, que valorizasse a experiência, criaria as condições para o desenvolvimento de um ser autônomo e seria em um ambiente de vivência democrática, educando indivíduos capazes de influir positivamente na sociedade, tornando-a mais cooperativa e participativa.

Assim, a escola, vista como um laboratório, contribuiria para as reformas sociais e para a renovação dos costumes, dentro dos limites da sociedade capitalista.

A teoria do Capital Humano relaciona educação e desenvolvimento econômico. Para ela, os países que investiram na educação de seu povo conseguiram maior sucesso na economia. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais bem remunerado. Contribui, assim, para o crescimento do seu país.

Os maiores beneficiados com o aumento da produtividade do trabalho com o incremento educacional foram os empresários capitalistas, que eles retiravam o maior lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com