TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional e Educação Profissional no Seguimento EJA/PROEJA

Por:   •  12/8/2018  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Profissional e Educação Profissional no Seguimento EJA/PROEJA

Diante de tais circunstâncias referentes à Educação Profissional, não podemos ficar inertes diante de situações que estão sendo apontadas como a baixa probabilidade de inclusão dos jovens de classes sociais baixas nas escolas, pois é dever do Estado contemplar a promoção da escolaridade, e assim ter acesso a uma formação profissional de qualidade.

Não há ilusão quanto à educação. Ela é indispensável para a sobrevivência e o exercício da cidadania no mercado de trabalho, pois os estudantes podem sentir pessoas dignas e assim pronunciarem com a própria voz, aprender viver com o outro, realizar tarefas com segurança, desenvolver conhecimento crítico, ético e emancipatório.  

[...] segundo o Documento Base do PROEJA (2007, p. 16).

 A formação humana aqui tratada impõe produzir um arcabouço reflexivo que não atrele mecanicamente educação-economia, mas que expresse uma política pública de educação profissional integrada com a educação básica para jovens e adultos como direito, em um projeto nacional de desenvolvimento soberano, frente aos desafios de inclusão social e da globalização econômica. [...].

Uma nação não depende exclusivamente da educação para seu desenvolvimento econômico, mas de um conjunto de políticas que se organizem, uma vez que a dualidade estrutural tem suas raízes, expressando as relações entre capital e trabalho, avançando sempre a ampliação da oferta e com a qualidade melhor.

Diante disso vêm o Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA é um desafio pedagógico e político para todos aqueles que desejam transformar este país dentro de uma perspectiva de desenvolvimento e justiça social.

O PROEJA Originário do Decreto nº. 5.478, de 24/06/2005, revela a decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual, em geral, são excluídos, bem como, em muitas situações, do próprio ensino médio.
                          
[...] segundo o Documento Base do PROEJA (2007, p. 08).

O PROEJA é, pois, uma proposta constituída na confluência de ações complexas. Desafios políticos e pedagógicos estão postos e o sucesso dos arranjos possíveis só materializar-se-á e alcançará legitimidade a partir da franca participação social e envolvimento das diferentes esferas e níveis de governo em um projeto que busque não apenas a inclusão nessa sociedade desigual, mas a construção de uma nova sociedade fundada na igualdade política, econômica e social; em um projeto de nação que vise uma escola vinculada ao mundo do trabalho numa perspectiva radicalmente democrática e de justiça social. [...].

É de fundamental importância que a implementação deste programa seja destinada, com o mesmo padrão de qualidade e de forma igualitária aos jovens e adultos que foram excluídos e não tiveram acesso         nas faixas estarias regulares; oferecendo especializações profissionais em programas de informação social, cultural e política.

Referências Bibliográficas:

MEC, Ministério da Educação e Cultura. PROEJA, (Programação Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos) Documento Base. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com