TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação no ensino - Aprendizagem um fato social

Por:   •  9/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 14

EDUCAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM UM FATO SOCIAL

Acadêmico: Odair Ribeiro

Profª. Tutora Externa: Carmem Lucia Jorge Fraga

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Sociologia (0037) – Estágio III

13/05/2015

RESUMO

 O presente trabalho de natureza teórico-metodológico efetuado em um estudo bibliográfico seguido da prática de estágio III desenvolvida em duas etapas na unidade escolar concedente, aplicado através de uma observação em sala de aula, referente ao tema Fatos Sociais de Emile Durkheim. Nos temas trabalhados destacamos a importância e a influencia dos fatos sociais no funcionamento e desenvolvimento das sociedades. Em análise feita através do pensar da generalidade, exterioridade e corcitividade desses interagindo e por vezes determinando os rumos a serem seguidos pelas sociedades e, por conseguinte dos seres humanos. Com Emile Durkheim, a sociologia ganhou um caráter científico passando a ser considerada uma disciplina acadêmica. Ainda, em nossa vivência no estágio, discordamos de sua validade e funcionalidade na formação do futuro professor, por esse, em circunstâncias pontuais são geradores de conflito.

 

Palavras-chave: Fatos Sociais. Sociedade. Determinismo.

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por finalidade apresentar resultados do terceiro estágio obrigatório da turma de licenciatura em sociologia SOC (0037), tendo como área de concentração o ensino e aprendizagem da Sociologia. Nossa linha de pesquisa foi proposta devido aos avanços e as transformações sociais que vem ocorrendo na esfera do ensino nos últimos anos, tendo ainda o propósito de analisar, o ensino e aprendizagem da Sociologia nas escolas do Ensino Médio em nível de Santa Catarina tendo como referência o ensino na cidade de Imbituba.

A escolha do tema e área de concentração foi proposta pela vontade da busca do saber, analisar o “iato” existente entre as teorias constante nas – DECENEM- e suas práticas, sua aplicabilidade em relação à disciplina de sociologia e no dia a dia pedagógico escolar.  

Neste estágio III, tomaremos como base as orientações da etapa I e II do caderno I e II do Pacto Nacional pelo Ensino Médio na Formação de Professores por estar nestas orientações o objetivo a garantir a qualidade do Ensino Médio, conforme Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, onde se busca redesenhar as diretrizes curriculares do Ensino Médio com uma participação efetiva do professor.  

Tomamos como fundamentação o pensamento do sociólogo Émile Durkheim (1858-1917) em sua tese com base nos Fatos Sociais, nos mostrando sua generalidade, exterioridade e sua coercitividade, as quais, os seres humanos, estão sujeitos em suas atividades sócias, segundo seu pensamento e com qual concordamos e avançamos, penso, em suas colocações.

 A metodologia adotada foi à observação do espaço físico, corpo docente e administrativo do CEJA, Centro de Educação de Jovens e Adultos, juntamente com observação e intervenção didática no segundo ano do ensino médio na turma de Sociologia regida pela professora Ana Cristina.

O tema trabalhado no Estágio III foi Fatos Sociais de Emile Durkheim e teve como objetivo posicionar o aluno diante dos fatos sociais presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado; compreender o pensamento de Emile Durkheim que permeia a sociologia e levar o aluno a uma visão crítica baseada nas teorias estudadas e sua relação com sua atualidade, atualidade essa, do aluno.

Referente ao seu suporte metodológico foi observada a instituição e a sala do segundo ano do ensino médio do CEJA, em seguida aplicada aulas para a referida turma do assunto exposto acima, os fatos sociais, regras de conduta que determina a ação de todos os indivíduos na sociedade em que vivem. Através desse objeto de estudo, da sociologia, o fato social, ou seja, as regras e as normas que orientam a vida dos indivíduos na sociedade.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Ensino e aprendizagem da sociologia, nossa área de concentração foram, propostos devido aos avanços e as transformações sociais que vem ocorrendo na esfera do ensino nos últimos anos, e com o propósito de analisar, o ensino e aprendizagem da Sociologia nas escolas do Ensino Médio, mais precisamente nas escolas da cidade Imbituba, tendo como referencia o CEJA.

A escolha do tema e área de concentração foi definida pela vontade da busca do saber, analisar o vácuo existente entre as teorias e as práticas desenvolvidas em relação à disciplina de sociologia e no dia a dia pedagógico escolar tendo como base as DECECEM.

Neste estágio III, estamos trabalhando e tendo como fundamentação as orientações da etapa I e II do caderno I e II do Pacto Nacional pelo Ensino Médio na Formação de Professores por estar nestas orientações o objetivo de garantir a qualidade do Ensino Médio, conforme Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, onde se busca redesenhar as diretrizes curriculares do Ensino Médio com uma participação efetiva do professor.  

Assim tomamos como fundamentação o pensamento do sociólogo Émile Durkheim (1858-1917) que em sua tese substanciada nos Fatos Sociais, nos mostrando sua generalidade, exterioridade e sua coercitividade, as quais, os seres humanos, estão sujeitos em suas atividades sócias, segundo seu pensamento, esses são gerais, exteriores e coercitivos, e existem e atuam independente da vontade do homem, da mulher, enfim dos seres humanos. E aqui em nosso estudo, na área da educação, educação aqui, escolar, dentro do ensino aprendizagem da sociologia, Durkheim salienta que:

“a educação é o meio pelo qual ela prepara no coração das crianças as condições essenciais de sua própria existência... cada tipo de povo possui uma educação que lhe é própria e que pode defini-lo ao mesmo título de sua organização moral, política e religiosa” – Durkeim,Emile 1858-1917,educação e sociologia-Petrópolis,RJ, Vozes,2011- p.104).

 Entendemos que o Pacto Nacional em nosso caso, mais especificamente pelo Ensino Médio, colocam serem esses questionamentos e respostas “exigências legais, definições da regra do jogo”. Falam em democracia no fazer pedagógico, e ao mesmo tempo impõem condições e ainda o qualificam como um jogo! Sim jogo de interesses políticos, pessoais dentro da construção, do que conforme afirmam, esses indicam a direção, toma partido e pressupõe o tipo de ser humano que quer formar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com