TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria

Artigo: O que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

O que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria.

Segurança no trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho. Ele estuda diversas disciplinas como higiene e medicina do trabalho, prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações, psicologia na engenharia de segurança. É um item muito importante para as empresas, pois através dela podemos evitar diversos acidentes e grandes transtornos nas organizações em decorrência de grandes e pequenos acidentes de trabalho.

Dentre vários elementos relativos á saúde e segurança no trabalho, selecionamos:

Medicina Ocupacional: É uma especialidade médica que se ocupa da preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliação periódicas de sua saúde.

CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes de trabalho, as condições de trabalho e todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do trabalhador.

EPI e EPC: Equipamento de Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletiva são todos dispositivos utilizados pelo trabalhador com o destino a proteção contra riscos capazes de ameaçar sua segurança e saúde.

SESMET: Serviço especializado em medicina e engenharia do trabalho é obrigatório nas empresas privadas, públicas, nos órgãos públicos da administração direta ou indireta e nas sedes dos poderes legisladores e judiciários que possuam empregados regidos pela consolidação das leis trabalhistas.

Segundo o Decreto da Lei nº 2127 de Março de 1965, acidente de trabalho é todo o que no tempo e no local de trabalho e que produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença que resulte em morte ou redução na capacidade de ganho do trabalhador.

A legislação também enquadra como acidente de trabalho os que ocorrem nas situações apresentadas a seguir:

Acidente de trajeto: Ocorre no percurso da residência para o trabalho ou do trabalho para casa, nesses casos o trabalhador está protegido pela legislação, também é considerado como acidente de trabalho qualquer ocorrência que envolva o trabalhador no trajeto para casa ou na volta no horário do almoço, entretanto se o trabalhador alterar ou interromper seu percurso normal, uma ocorrência nessas condições deixa de caracterizar-se como acidente de trabalho.

Acidente fora do local e horário de trabalho: Quando o trabalhador sofre algum acidente fora do local e horário de trabalho, no comprimento de ordens ou na realização de serviço da empresa, estando em viagem a serviço dela, não importa o meio de condução utilizado, ainda que seja de propriedade particular, estará amparado pela legislação.

Existem vários tipos de riscos e todos os funcionários correm riscos de sofrer um acidente de trabalho na pizzaria, são eles:

Os riscos ergonômicos que podem prejudicar os trabalhadores a nível físico ou psicológico, através de doenças ou desconforto, causado pelo estresse, monotonia de métodos de trabalho. Atinge principalmente gerente, telefonista, recepcionista, caixa e funcionários administrativos.

Os riscos físicos que são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas e estão relacionados aos ruídos, vibrações, calor, umidade, frio. Atingem entregadores, segurança e manobrista e que também podem sofrer riscos ergonômicos.

Os riscos biológicos que são aqueles causados por microrganismos como bactérias, fungos, vírus entre outros. Atingem monitor e garçons que também podem sofrer de riscos físicos. Os riscos físicos e ergonômicos de maiores riscos atingem o cozinheiro, lavadores de louça e funcionários da limpeza.

Plano de Ação

Ações de prevenção ligadas aos itens de Segurança do Trabalho na Pizzaria

Na área de pizzaria os riscos de acidentes no trabalho podem ser causados por:

• Eletricidade

• Incêndios

• Máquinas e equipamentos

• Substâncias Perigosas

Em relação à eletricidade medidas como aterramento elétrico são indispensáveis, pois eliminam vários riscos como choque elétrico, incêndios e explosões. O aterramento visa também à proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com