TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação e características das pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Classificação e características das pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Com esse trabalho vamos apresentar a parte administrativa de uma empresa, atuando em vários aspectos financeiros e nos fazem acreditar em um bom planejamento para que obtem bons resultados.

1. Classificação e Características da Pequena Empresa

As Empresas são classificadas pelo SEBRAE que opõe sua classificação como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

• Microempresa é aquela que gera uma receita bruta anual igual ou inferior a certa quantia. Sendo sua classificação de na indústria e construção com até 10 funcionários, no comércio e serviços com até 09 funcionários.

• Empresa de Pequeno Porte é aquela que gera uma receita bruta superior a de uma Microempresa. Sendo sua classificação indústria e construção de 20 a 99 funcionários, no comercio e serviços de 10 a 49 funcionários.

A classificação de porte da empresa pode ser descritos como:

• Quantitativos: é considerado nas micro e pequenas empresas como a falta de organização contábil e nas pequenas empresas pouca confiança na parte econômica em seus levantamentos.

• Qualitativos: é considerada como critérios de administração, sua inserção no mercado como capitais, inovações tecnológicas e uma divisão de trabalho especializado no nível de Mão de obra.

2. Aspectos que afetam a gestão da pequena empresa

Os aspectos são que afetam a gestão são Pontos Fracos e Pontos Fortes, que pode ser classificados como:

• Pontos Fortes: são considerados como maior flexibilidade com menor burocracia, onde sua agilidade nas tomadas decisões devido o números menor de funcionários, tendo maior comunicação entre os membros das empresas.

• Pontos Fracos: são considerados como a má gestão eu levam seu fracasso, falta de recursos financeiros e dificuldades para obter um credito e ate mesmo a falta de pessoas qualificadas para o cargo ocupado.

3. Importância do Planejamento na empresa de pequeno porte

Para Golde o procedimento a ser seguido é saber lidar com incertezas durante o planejamento de uma empresa, uma empresa sem planejamento corre risco de chegar a uma crise de imediato e podendo levar a falência.

O planejamento deve ter objetivos e procedimentos corretos para lidar com situações difíceis prevendo também ações futuras mensal e anual.

O que é Planejamento Financeiro?

Planejamento financeiro é de extrema importância para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com ele é feito um levantamento de como administrar suas ações e fazer com que seus objetivos sejam atingidos em curto e longo prazo seja alcançado.

Planejamento operacional são ações planejadas para serem realizadas durante um período curto, tendo o acompanhamento de previsões de seus reflexos financeiros, podendo fazer a previsão de vendas e varias formas de dados operacionais financeiros.

O resultado obtido em um processo orçamentário operacional se baseia em caixa como demonstrações financeiras Previsão de Vendas, Planos de Produção, Demonstração de Resultados Projetada, Orçamento de Caixa, Orçamento de Capital, Plano de Financiamento de Longo Prazo, Balanço Patrimonial e é concluído no Balanço Patrimonial do Período Corrente.

4. A Administração do Capital de giro para a elaboração de um planejamento financeiro

O capital de giro é um recurso investido em ativos circulantes que dão sustentação as atividades operacionais que se transformam durante um período do ciclo operacional que conta desde o período de compra da matéria prima atem o recebimento das vendas no prazo determinado. Nas pequenas empresas o gerenciamento dos ativos circulantes são os mais importantes para financiamento em curto prazo e o responsável pela parte financeira é o proprietário ou uma pessoa de extrema confiança que devera ter conhecimento e desempenhar tarefas como: elaboração de orçamento, previsões financeiras, administração do caixa, do credito e do estoque.

As contas que compõe o capital de giro são:

- Caixa (disponibilidade): é entendido como um ativo que não gera lucro, mas é considerado para pagar salários e matérias primas, sendo aquele lucro que é para despesas do dia a dia da empresa. Nas empresas de pequeno porte enfrenta um serio problema que é a insuficiência de dinheiro capital, pois o capital de giro é para dar uma condição de sobrevivência da mesma.

- Duplicatas a receber: é um instrumento que da a empresa um crédito e sua tem função como venda a prazo, sendo dotados como carteira que é formado por clientes, dando um controle das contas a receber e é de suma importância quando se tem o controle centralizado e contribui informações para alguma tomada decisão.

- Estoques: é um processo produtivo de mercadorias que da a empresa uma segurança de investimentos futuros, produzindo e deixando estocados para suprir a demanda de acordo com a saída do mesmo.

- Títulos Negociáveis: é um instrumento que fornece ao cliente um curto prazo para quitação de sua duplicata, seu objetivo principal é fazer com que o capital de giro seja gerido de forma que o curto de manutenção seja minimizado, mas sem que haja a escassez do mesmo, prejudicando a operação da empresa.

5. Ferramentas geradas pelo planejamento financeiro para o pequeno empresário

As pequenas empresas fazem uma análise de planejamento financeiro, onde seus resultados são desenvolvidos no fluxo de caixa e orçamento de caixa. A análise e o planejamento do fluxo de caixa são ferramentas básicas e indispensáveis na para a administração de uma empresa. Toda elaboração de um planejamento e orçamento são voltados para seguir qualquer período sendo ele mensal, bimestral, trimestral e anual. O planejamento sempre segue uma linha de saldo que deve ser mantida sempre positiva, se não for deve se realizar um planejamento com antecedência e o gestor devera tomar algumas atitudes em que inclui redução de custos, levantamento de fundos ou extração de dinheiro do ativo corrente não liquido.

6. Metodologia

Esse trabalho visa coletar dados na intenção de proporcionar a nos maior conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com