TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Resenha: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura é a melhor maneira de aprender sobre empreendedorismo. É através dela que pessoas aprendem a enxergar, pensar, imaginar e questionar as coisas.

No livro Superfreakonomics, Stephen Dubner e Steve Levitt apontam que o meio ao redor da criação de uma pessoa influencia muito mais no seu comportamento do que os hábitos paternos.

Como podemos explicar isso? Pelos hábitos culturais.

Quando você era mais novo, você se lembra de querer fazer tudo que seu pai e sua mãe faziam? Acredito que não. Você queria ir aos mesmos lugares que seus colegas. Queria assistir aos mesmos filmes, estudar nas mesmas escolas, ir aos mesmos shows, comprar os mesmos CDs… você queria estar inserido em um ambiente cultural.

Infelizmente, ou felizmente em alguns casos, crianças e jovens estão muito mais propícios a herdarem acultura de seus amigos, de seus vizinhos, do que de seus pais.

Ah! Mas eu leio por que sempre vi meus pais lendo.

Ok. Mas lembra aquele seu amigo mais velho que te falou que estava lendo Feliz Ano Velho e estava adorando? Aquela sim foi uma baita influência cultural para fazer você ler.

Sabe aquele professor de filosofia que falou tão bem de Immanuel Kant que, hoje você se pega perguntando o por quê dele ser o seu favorito? Olha a cultura aí novamente.

Sem que percebemos, ela – a bendita cultura acompanha as nossas decisões por toda a vida e, quando somos surpreendidos por uma pergunta que quebre os hábitos, que quebre o senso comum, que quebre a rotina, muitas vezes automaticamente respondemos que sempre fizemos dessa maneira.

Besteira!

A nossa cultura sempre nos influenciou a nos comportar dessa maneira.

Portanto, a melhor maneira de mudar ideias, conceitos, pré-conceitos, e consequentemente comportamentos é através da cultura.

É a cultura que vai incentivar uma pessoa a pensar, pesquisar, buscar o conhecimento e só depois AGIR de uma maneira diferente e empreendedora. Ela é o começo de tudo.

O que queremos dizer com cultura?

Nós estamos dizendo que a cultura é tão (ou mais) importante que a educação na vida de uma pessoa. Espere! Esqueça essa frase. A educação é uma maneira de criar uma bagagem cultural em alguém.

Sendo assim, a cultura é origem de tudo aquilo que se resulta em conhecimento.

Por isso, só estamos mudando o foco do que se conhece como cultura. E abrangendo como cultura toda a forma de aprendizado. Vamos fazer uma pequena aula de raciocínio lógico:

Se é a cultura que vai incentivar o pensamento e a busca pelo conhecimento e o empreendedorismo é uma ideia – e logo está no campo do pensamento – podemos, simplesmente, como em uma equação matemática afirmar que CULTURA É EMPREENDEDORISMO!

Dito isso, para disseminar empreendedorismo somos obrigados a disseminar cultura. E, se uma coisa é outra, podemos ainda afirmar que para melhorar a capacidade empreendedora das pessoas precisamos melhorar sua bagagem cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com