TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO.  

   

Sistema: pode ser definida como uma Equação Matemática.  

Visão Sistêmica: Consiste na compreensão do todo a partir da analise das partes, varias forças atuam em um sistema em funcionamento, sejam elas externas ou internas.  

   

   Falar sobre o tema Processo de Negociação creio que não seja tão difícil, mas ao mesmo tempo fácil. Não tenho muita experiência nessa questão de negociação, mais pelo pouco que tenho vivido e presenciado tenho visto que a falta de informação ou o mau esclarecimento é um dos fatos mais escasso da sociedade em geral. Hoje em dia temos um acesso tão fácil para obter as informações necessárias para uma boa negociação, mas infelizmente temos visto pessoas despreparadas.    

Se pararmos para analisar, sempre estamos negociando algo, em todo tempo estamos negociando alguma coisa com alguém. Aprendemos desde criança esse processo, me dá que eu também te dou, somos levados a sermos uma sociedade egoísta e mesquinha pesando somente no lucro pessoal.    

   No mundo globaliza que estamos se tem as negociações internacionais, com suas diferenças culturais, que fazem com que a negociação seja um pouco mais complicada, devido ao idioma, normas, leis, entre outros fatores. As negociações nacionais e as internacionais têm crescido nesses últimos anos, a globalização das economias tem assumido um papel relevante no destino das nações. Os negócios internacionais têm um maior risco, devido às diferenças. Nessa mesma linha de raciocínio sobre a cultura de cada país é algo que pode comprometer o sucesso ou fracasso da negociação.  

   Nesse mundo tão diversificado, podemos ver estilos diferentes de negociação e negociadores, características individuais de cada indivíduo.  

Controlador  

Apoiador  

Analítico  

 

Confrontador  

Duro  

Dominador  

   

   Não se pode esquecer que uma boa conduta, clareza e ética em uma negociação estabelece um vinculo, assim em uma futura negociação a % de sucesso é consideravelmente alta.    

   O que se busca em uma negociação é a satisfação de ambas as partes, "Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais". Resumidamente é a venda e compra de um produto tendo dos negociadores como intermediários.    

   

Algumas técnicas de negociação;  

   

Habilidades Pessoais  

Planejamento e Organização  

Treinamento e Disciplina  

Auto Desenvolvimento  

Visão  

Determinação  

Entre outros  

   

   A negociação é algo bem mais complexo, pois devemos analisar todos os pontos de vista, a forma de abordagens, a preparação do negociador, conhecer a outra parte envolvida, seus interesses, ter as suas idéias bem organizadas, ter uma boa comunicação, todos esses fatores são essenciais para um bom desfecho. Mesmo com todos esses fatores, dependendo de como se está conduzindo a negociação pode acontecer da negociação chegar a um ponto hostil por uma das partes.  

   

   Como disse no início a falta de informação, o mau esclarecimento ou nesse caso a forma escrita, tem prejudicado o leitor de entender o funcionamento do Processo de Negociação. Na minha concepção a sociedade em si tem se interessado em entender todo esse processo de negociação, mas a forma como ela é apresentada ao mesmo, não tem ajudado no entendimento do processo. Os três artigos falam muito sobre os; Conceitos, Técnicas, Tipos, Estilos e Características dos Negociadores ou da  

Negociação. O Artigo mais esclarecedor para um leitor leigo é o do Emílio Péricles Araujo Brito, que trás uma escrita mais fácil para o leitor, grande parte dos textos deixa bem claro o funcionamento de todo processo de negociação. Os artigos em si tem vários pontos iguais sobre os processos de negociação e suas formulas de execução, todos eles trazem um conhecimento amplo sobre o assunto, cada um com sua particularidade, mas todos apresentam o esqueleto básico das Técnicas de Negociação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com