TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Gestão Da Inovação

Por:   •  30/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 5

Alessandro da Silva Reis

Empreendedorismo e gestão da inovação

Trabalho substitutivo da Avaliação final da disciplina Empreendedorismo e Inovação – DHG

Prezados alunos,

Segue trabalho que deve ser feito e entregue APENAS POR QUEM não pôde realizar o trabaljo prático da disciplina, na última aula do módulo, com a metodologia Design Thinking.

Questão 1 – Pensando na empresa onde você trabalha atualmente, cite e explique 5 fatores organizacionais que funcionam como facilitador ou barreira para a criatividade e inovação. Justifique sua resposta trazendo elementos reais de seu contexto organizacional. (mínimo: 2 páginas nesta fonte e espaçamento)

R: No meu entindimento, facilitador  e barreira, por envolver o processo de inovação, ambas estão conecatdas entre si, por causa de suas caractristicas que envolve o processo. Sendo que facilitadores podem se tranformar em barreira e barreiras em facilitadores de acordo com a evolução e trajetória da organização. O Hadjimanlis (2003), defende ainda, que exiets barreiras que suregm por falta de facilitadores.

Tentando explicar fatores de facilitadores a inovação dentro da empresa que trabalho, acrdito que a desafio e incertezas sejam um dos fatores.

Me baseando no meu momento atual, fui desafiado a encarar um novo setor, fazendo atividades totalmente diferente do que fazia no setor antigo e mesmo com a incerteza de adaptção e sem saber se daria conta do recado, aceitei o desafio e ca estou. Tive que aprender a manusuar um novo sistema com com poucos dias de treimanemto com o sistema que acaba de ser implementado. Tive que desbravar o mesmo para ter dominio da atividade, isso foi um desafio muito importante, não só para meu crescimento, mas para meu conhecimento e para agragar valores a organização.

Aprendizagem com o ambiante na minha organização torna- se uma ferramenta muito imporante para o processo e o sucesso na organização. Pois, como eu trabalho numa organição de ensino privada, é importante a identificação dos facilitadores. Nesse fator, aumenta a perpação dos facilitadores, acredito eu, junto com a permanecia e tempo no cargo.

Dentro da organização possuo flexibilidade, que é uma facilitador de capacidade de se adaptar as mudanças que ocorrem na empresa. Só o fato de poder cpntrolar minhas rotinas administrativas, trabalhando presencialmente tres vezes na semana e duas de home office, facilita muito a minha produtividade elevando os resultados.

Pelo que noto, a área de recurso humanos vem mudando muito em seu processos. Fiz uma entrevista com nossa gerente de Rh para verificar o que mudou a atuação hoje do setor dentro da organização. Tive e impressão que hoje as áreas de pessoas são facilitadores da organização. Pois vejo que o Rh tem como missão de informar com calreza sobre o que é esperado dos colaboradores. O Rh está muito mais forte nas organizações hoje, como ocorre na empresa que trabalho. Como fui informado, a empresa passa as informações com muita clareza a nós funcionários e da minha parte é notório, sendo que essas informações visa resultados nos cargos de cada um.

A minha liderança é muito participativa, pois está sempre nos abastecendo de informações aos processos decisórios que estiver em curso, além disso, temos o apoio de nosso líder até fim do processo. Identifico que a liderança usa muito a técnica de fala e escuta ativa, assim ela nos passa mais clareza onde acaba nos interessando pelas informações, fazendo com que tenhamos confiança e empatia.

Questão 2 – Ainda considerando a empresa onde você trabalha atualmente, cite e explique 5 técnicas de estímulo à criatividade e inovação que você julgou mais interessantes para aplicação em sua equipe/empresa. Justifique sua resposta trazendo elementos reais de seu contexto organizacional. (mínimo: 2 páginas nesta fonte e espaçamento)

Bom, estes estimulos acredito que tenha que ser humanizada e não robotico, pois atrevés estimulos certos que vemos resultados.

Encorajar e autonomia é um dos estimulos bem aplicado na minha área de trabalho, pois somo encorajados e sempre estar impulsionados a criação de novos projetos que faz parte do processo de criação, temos autonomia para tomar determindas decisões, mesmo que a empresa já tenham processo bem defidos.

O forncimento de feedbacks aqui tem a visão de incetivar para melhorar alguns comprotamentos e desempenho dos funcionários. Meu últumo feedback teve uma relevância muito boa no meu profissonal, consegui entender melhor a forma de me expressar numa eum reunião de negocição. Tive uma aula na MBA de storytelling, onde percebi como fico preso ao papel na hora de uma apresentação e isso foi constatado em aula pela professora que me deu alem do feedback, orientações comportamanetais sobre assunto e que foi muito bom para levar pra vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com