TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 7

1.1 Empreendedorismos no Brasil

Mais o empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. Os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliar ló na jornada empreendedora. O SEBRAE é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O histórico da entidade Softex pode ser confundido com o histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.

Foi com os programas criados, no âmbito da Softex em todo país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Até então, palavras como plano de negócios (business plan) eram praticamente desconhecidas e até ridicularizadas pelos pequenos empresários. Passados esses dez anos, pode se dizer que o Brasil entrará neste próximo milênio com todo o potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo o mundo, comparável apenas aos Estados Unidos, onde mais de 1.100 escolas ensinam empreendedorismo. Seria apenas ousadia se não fosse possível. As ações recentes desenvolvidas começam a apontar para essa direção.

Com isso a economia está ficando mais forte no Brasil, isso se torna um cenário propicio para o desenvolvimento da iniciativa própria.

Além de o Brasil ser o país do futebol é também do empreendedorismo. Atualmente é o terceiro lugar de números de empresas, mesmo com todos os obstáculos burocráticos e fiscais não favorecem e nem um pouco de iniciativa privada. A motivação dos empresários não é mais a falta de opção: 70% começam o negócio próprio vislumbrando uma grande oportunidade de mercado. A importância do empreendedorismo na economia Brasileira, na intenção de complementar os trabalhos realizados em sala de aulas das universidades. A educação deve ser uma grande fonte de instrumentos para estimular o empreendedorismo.

1.2 Identificando as oportunidades de negócios.

Afinal, o que é uma oportunidade de negócio e como identificá-la? Questões sempre presentes entre os empreendedores e muito importantes para as empresas, a identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado. É no campo do pensamento que surgem muitas ideias e oportunidades, que também podem ser descobertas no mercado.

Há diferenças entre ideia e oportunidade de negócio. Uma ideia, mesmo sendo criativa, nem sempre representa uma oportunidade, por não poder ser realizada ou por não atender a uma necessidade humana. Já a oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida.

Para que isso ocorra, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. Não basta, portanto, sair por aí tendo ideias, para ter sucesso num novo empreendimento.

A oportunidade deve ser viável e, para aproveitá-la, o empreendedor precisa dispor ou ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários – técnicos, humanos, estruturais ou financeiros -, desenvolvendo esforços sem comprometer o que já realiza ou tornando a empresa pouco competitiva, por não ter a habilidade necessária para se implantar a nova iniciativa no setor em que já atua.

As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

Uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser, necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia. Quem pretende empreender não pode cair de paraquedas num novo negócio, numa nova atividade ou serviço. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento.

1.3 Qual importância do plano de negócios no empreendedorismo.

O plano de negócios é uma ferramenta que relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negócio, assim será possível avaliar a viabilidade de um empreendimento.

Um bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empresário a montar a sua empresa, normalmente o aconselha a elaborar um plano de negócio. Mas você realmente sabe o que é isso? O que normalmente vem à sua mente quando se ouve falar de um plano de negócios? Para a maioria das pessoas, a imagem é de um documento chato e bem grande, que é apenas uma mera formalidade. Entretanto, saiba você que planeja ser um empresário de sucesso, que um plano de negócios pode ser uma das ferramentas mais importantes para alcançar o sucesso empresarial.

O erro mais comum que um novo empresário pode cometer é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com