TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendorismo E Comportamento Organizacional

Artigo: Empreendorismo E Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

1-INTRODUÇÃO

A economia do município Vale da Felicidade tem como atividade principal a agricultura familiar e atividade turística. Nos finais de semana, a cidade recebe uma significativa quantidade de pessoas que se utilizam do trem para fazer um passeio de três horas e depois eles tem um ponto de parada no centro da cidade para almoçarem.

Na cidade há quatro restaurantes e um desses restaurantes é de propriedade de Irena Partala como nome de restaurante Smak.

O restaurante Smak está bem localizado e oferece comidas típicas polonesas mas mesmo assim ele é o menos frequentado por turistas e habitantes locais.

O maior desafio é identificar os problemas que estão travando o andamento do negócio e propor melhorias para que ela consiga fazer com que o restaurante Smak seja o melhor restaurante do Vale da Felicidade.

2-PONTOS FRACOS E FORTES DA EMPRESA FAMILIAR

Por meio da análise SWOT, foi feito algumas considerações.

1-Pontos fortes do restaurante: localização, tradição em comidas típicas polonesas e o visual da fachada do restaurante.

2-Pontos fracos do restaurante: erro na contratação de pessoas, falta de treinamento dos colaboradores, centralização de poder (quem determina o cardápio é Irena).

3-As possibilidades observadas para o restaurante gerar receitas: investimento em propaganda, desconto no preço do cardápio e sorteio de brindes.

4- As possibilidades observadas para o restaurante perder receitas: mau atendimento, a concorrência e a falta de criatividade em se criar novos cardápios.

3-GESTÃO NA EMPRESA FAMILIAR

3.1-Motivação dos funcionários

Foi observado por meio do comportamento do garçom e cozinheiro que eles estavam desmotivados. Eles exerciam suas atividades de forma a cumprir apenas o horário de trabalho.

A motivação é a combinação de aspirações tais como desejos, valores, desafios e sensibilidades individuais. Segundo Herzberg aumentar o salário não é o principal instrumento motivador para o funcionário e sim a própria tarefa, o reconhecimento e a promoção profissional.

3.2-Contratação de um office-boy

Foi observado que a proprietária do restaurante Irena Pertala é quem paga as contas, faz compras, cotação e pagamento de fornecedores. Com isso falta tempo para ela se dedicar a itens muito importantes para um empreendedor como iniciativa para criar, inovar, conhecer seus concorrentes, conhecer o perfil de seu publico alvo e fazer planejamento.

3.3-Elaboração de um Plano de Negócios

Irena quer que seu negócio dê certo. Para isso há necessidade de se escrever um Plano de Negócios conforme descrito a seguir.

1-onde buscar recursos financeiros?

2-onde buscar recursos humanos?

3-qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com