TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregabilidade

Artigo: Empregabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Artigo  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

* Empregabilidade

Após toda a Evolução que já vimos da situação do Trabalho, a questão daquele que é empregado também se molda ao longo do caminho de desenvolvimento social, hoje em dia temos uma situação de empregabilidade que sofre bastante instabilidade e insegurança tanto por parte dos empregados quanto por parte das organizações que empregam. Atualmente diz que para se manter em uma posição confortável na questão da empregabilidade, é preciso que esteja em constante atualização tanto no aspecto acadêmico quanto social, porem entramos em uma questão sobre quem deve arcar com os custos desta atualização, o empregado deve ir atrás de se qualificar para a empresa ou a empresa deve oferecer uma qualificação para o sucesso de seu empregado para com a empresa?

Aqueles que são incapazes de acompanhar o ritmo do mercado de trabalho ou por falta de oportunidade, encontram-se na condição de pessoa sem emprego, ou seja, desempregado, atualmente o Brasil tem, segundo estudos realizados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese), realizado nas 7 principais capitais do Brasil a taxa de desemprego ficou situada em 11,1% no mês de agosto deste ano de 2012, o que é bastante alarmante o numero tão alto de pessoas desempregadas se comparado ao numero de pessoas que dizem estar em busca de um emprego.

O que pode se observar com isto é a centralização de pessoas procurando emprego em capitais onde as vagas estão já saturadas, Grandes centros, tais como São Paulo, estão se tornando um grande polo prestador de serviços e as indústrias estão migrando para regiões do interior, principalmente as favorecidas por um potencial logístico da região, localização geográfica privilegiada, boas condições de acesso, entre outros destaques que estão tornando as cidades de interior uma força na questão de alto desenvolvimento e uma alta procura por mão de obra, principalmente mão de obra qualificada.

Para isto é Necessário que haja uma capacitação dos futuros empregados, independente de quem seja a responsabilidade de oferecer a capacitação para o trabalho, não podemos deixar de citar os benefícios que as organizações recebem ao capacitarem seus empregados ou futuros empregados, não só no aumento da capacidade do trabalho profissional quanto aos papeis psicossociais que proporcionam uma maior satisfação para com o trabalho.

Referencias

LAMARE, Daniela de Lamare. Relatório sindical alerta sobre alta do desemprego no Brasil. Exame, São Paulo, v.1006, n.24, p.52-53, Set. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com