TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mito do profissional perfeito

Seminário: O mito do profissional perfeito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

O mito do profissional perfeito

Se há pleno emprego, por que tenho dificuldade para arranjar um trabalho? Se o cargo exige tantas competências, por que o salário é tão baixo? meu currículo é ótimo, por que não Sou chamado para uma entrevista? entenda esses e outros paradoxos do mercado

Andrea Giardino (redacao.vocesa@abril.com.br) 10/10/2011

Nos últimos meses, as conversas sobre mercado de trabalho orbitam em volta dos mesmos assuntos: pleno emprego, recorde de vagas, guerra por talentos. De fato, há 92 milhões de brasileiros empregados e a taxa de desemprego vai se manter na casa dos 6% durante este ano, índices que são excelentes para o trabalhador.

Apesar de a desaceleração da economia ter feito o Ministério do Trabalho e Emprego reduzir a previsão de geração de 3 milhões de vagas este ano no país, os números, ainda assim, devem ser semelhantes aos de 2010, quando 2,52 milhões de vagas foram preenchidas.

Todo esse cenário positivo, porém, esconde uma dura realidade: há pessoas qualificadas que não conseguem mudar de emprego e, pior, existem desempregados que mesmo ostentando um bom currículo são incapazes de obter uma recolocação. "Há setores que realmente enfrentam uma escassez de mão de obra, mas sempre haverá pessoas bem preparadas fora do mercado", diz Claudio Salvadori Deddeca, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em relações do trabalho. Esse desequilíbrio é considerado natural por economistas, até mesmo quando os ventos sopram a favor do profissional, como agora.

Ou seja, vivemos uma situação em que há milhares de postos de trabalho de um lado e, de outro, profissionais incapazes de conquistar uma colocação melhor. Essa sensação de que o mercado de trabalho está louco se deve a vários fatores. Em primeiro lugar, nem sempre as qualificações pessoais atendem às exigências da empresa.

Depois, as vagas frequentemente não têm salários compatíveis com a expectativa do profissional e ainda há situações em que o candidato tem restrições à rotina de trabalho da companhia. Mesmo com o mercado aquecido, encontrar um emprego não é tarefa fácil. As empresas tornaram- se mais rigorosas na seleção de pessoas.

Elas buscam profissionais completos, que já entrem dando resultado, com experiências ricas de carreira, que dominem inglês e espanhol e que tenham passado por escolas de elite. Um trabalho no exterior conta pontos. Espera-se que a pessoa se identifique com a cultura da companhia e é preciso rolar uma sintonia com o futuro chefe.

Resumindo, criou-se um modelo de profissional perfeito, que não existe na prática mas serve de gabarito para qualquer candidato na hora da contratação. Além disso, os empregadores valorizam habilidades comportamentais, o critério que mais elimina em processos seletivos. "Encontramos excelentes técnicos, superqualificados, com ótima formação acadêmica, mas que pecam por não saber se relacionar com as pessoas", diz Osvaldo Pires, diretor de recursos humanos da Indra, multinacional espanhola de tecnologia, que tem mais de 6 500 funcionários no Brasil.

A esse enorme grau de exigência junte-se as especificidades que cada vaga reúne. Às vezes, a empresa está em busca de um profissional cujo único pré-requisito é ter relacionamento com um único diretor de um único cliente. Quem não tem está eliminado. Por causa do alto grau de exigência das empresas, é comum encontrar pessoas revoltadas por terem sido preteridas num processo seletivo, mesmo reunindo todos os pré-requisitos observados. Muitas vezes, faltou alguma coisa e os critérios são os mais subjetivos: simpatia com o chefe, relação histórica com a empresa, coisas desse tipo.

"O empregador escolhe quem tem valores que casam com os dele", diz o headhunter Alfredo Assumpção, presidente da Fesa, firma de busca de executivos, de São Paulo. Por isso, vale ficar atento ao estilo de gestão da companhia antes de sair por aí distribuindo currículo. Quanto melhor for o casamento de valores, maiores as chances de você ficar com a vaga. O sucesso crescente dos programas de trainee das grandes corporações mostra como esse vínculo entre profissional e organização é importante hoje em dia.

"Como é praticamente impossível mapear de cara quem casa com a cultura da empresa, muitas estão apostando em gente mais jovem para moldá-la desde cedo", diz Alfredo. Outra dura realidade do mercado é a má-formação da mão de obra brasileira. Grande parte dos profissionais está incapacitada para assumir cargos importantes.

A falha tem origem no Ensino Fundamental e vai até a pós-graduação. Tome- se como exemplo o mercado de tecnologia da informação, no qual esse problema atinge níveis críticos.

Nos últimos anos, a HP Brasil, fabricante de computadores e impressoras, tem contratado cerca de 1 000 pessoas a cada trimestre, e sempre tem posições em aberto por não encontrar gente qualificada. "Mesmo relaxando algumas barreiras de entrada, encontrar talentos é uma missão quase impossível", diz Antonio Salvador, vice-presidente de recursos humanos da HP.

Para ter uma ideia, o mercado de TI cresce em média 10% ao ano, de acordo com a consultoria IDC. Um efeito paradoxal desse crescimento é que muitos profissionais conseguem arrumar emprego antes mesmo de concluir a graduação. Isso seria bom, mas tem causado uma evasão de alunos nas faculdades de tecnologia.

Oito em cada dez estudantes abandonam a graduação em informática antes do término do curso por já ter se empregado na área, aponta um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

O resultado desse quadro é um mercado com mão de obra deficiente, que tem um domínio incompleto do assunto. "Entre os poucos que chegam ao fim do curso, dois ou três realmente estão aptos para ingressar no mercado de trabalho", diz Osvaldo, diretor de RH da Indra, que também é professor da Universidade Estácio de Sá.

"A maioria não se empenha e acha que com diploma na mão o emprego aparecerá", afirma. Esse cenário de má-formação de mão de obra fica mais evidente no mercado de tecnologia porque a exigência por atualização ocorre em ritmo e frequência maiores. Mas se aplica a setores mais conservadores. A diferença é que, em mercados em que a necessidade de atualização é mais lenta, o profissional corre risco maior de se acomodar e cair em defasagem mais profunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com