TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregabilidade E Empressabilidade

Monografias: Empregabilidade E Empressabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.999 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

Empregabilidade x Empresabilidade

Estamos otimistas e com boas perspectivas na nova década que se inicia. Todos nós esperamos um 2011 grandioso, repleto de oportunidades e expectativas positivas em nossas atividades profissionais. Seguindo essa projeção, pretende-se aqui despertar uma visão mais ampla sobre os conceitos de empregabilidade e empresabilidade, bem como discutir sua importância e aplicação no mercado de trabalho e como o ambiente empresarial deve estimular o desenvolvimento profissional.

Entende-se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa.

O termo surgiu na última década, pela necessidade dos trabalhadores de adquirir novos conhecimentos que os habilitassem a acompanhar as mudanças no mercado de trabalho. Até então, as oportunidades de trabalho eram oferecidas principalmente pelas indústrias. A partir daí passam a surgir vagas no setor de serviços, exigindo um outro perfil de trabalhador, que tenha competência para desenvolver as novas atividades.

Considerando que o foco das estratégias empresariais é direcionado para a satisfação dos clientes e para a inovação, as exigências começam pelo nível de formação do perfil profissional e vão até as atitudes e comportamentos no relacionamento com clientes internos e externos.

Por isso, é preciso fazer com que a criatividade seja despertada no indivíduo, juntamente com a coragem de empreender, e isto vale tanto para a sua atuação no espaço da empresa onde está empregado quanto na condução de seu próprio negócio.

Os Sete Pilares da Empregabilidade

A empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na montagem do próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa. É preciso estar respaldado em raízes fortes que fomentem o crescimento e a transformação profissional.

Os sete pilares sugerem que a experiência profissional é necessária para sustentar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, permitindo identificar os acertos e os erros do passado:

Adequação da profissão à vocação

Uma vez que para torna-se um bom profissional e um ser humano realizado, o indivíduo deve conciliar a sua função com a capacidade e paixão pelo que faz.

Competências

As competências sinalizam para o nível de conhecimento (expertise) que o profissional deve possuir para o desempenho das atividades:

• habilidade e preparo técnico e capacidade de aprendizado; – habilidade de comunicação oral e escrita;

• habilidade em marketing;

• habilidade de vendas;

• capacidade de utilização dos recursos tecnológicos.

Comportamento

O comportamento determina a forma de relacionamento interpessoal necessária para a convivência com clientes internos e o atendimento aos clientes externos.

Idoneidade

A idoneidade implica confiança de parte a parte e entre outros fatores, podem-se considerar: ética, conduta, correção, respeito às normas, regras e políticas internas.

Relacionamentos

Quem conhece pessoas adquire informações importantes e relevantes. Uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos, guarda e cuida deles, fideliza, pois sabe que ai estão as oportunidades de negócios.

Em termos profissionais é muito importante ter um networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos. Mantenha contato com essas pessoas.

A rede de contatos é vital para o relacionamento com pessoas e empresas, pois possibilita a prospecção de novos negócios ou de novas oportunidades de trabalho.

Saúde física e mental

Pessoas saudáveis tem bons relacionamentos e interagem de maneira favorável, evitam vícios como fumo, álcool e drogas. Cuidam do equilíbrio do corpo e mente, do desgaste exagerado, mantem sua auto-estima elevada e sua capacidade de realizar projetos.

Capital Acumulado

O capital acumulado é necessário para garantir a sustentação da empregabilidade. Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda a perda do emprego significa a perda da entrada de receita. A reserva é uma defesa, uma garantia que o sustenta. O projeto profissional deve ocorrer paralelamente, seu negócio próprio de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda. No caso de negócio próprio, irá garantir a abertura e a manutenção inicial do empreendimento; no caso de ter que buscar uma oportunidade como empregado, dará condições de escolher com maior tranqüilidade, já que os compromissos financeiros estarão garantidos por certo período de tempo.

Hoje, competência profissional abrange desde a disposição para aprender até a capacidade de empreender. É preciso renovar constantemente o aprendizado e as experiências para poder acompanhar o novo contexto de reestruturação e mutação do emprego.

Os serviços repetitivos e de rotina dão lugar às novas formas de trabalho, que utilizam o raciocínio e a emoção como importantes fatores de desenvolvimento organizacional.

A transformação do emprego requer uma nova modalidade no preparo dos profissionais que estão à procura de uma oportunidade. As premissas básicas necessárias para esse novo modelo são a obtenção da educação de base, cultura geral e visão de futuro, capacidade de aprender a aprender, competência humana e canalização de esforços necessários às mudanças e à eficácia da comunicação.

Além dessas habilidades, é preciso levar em conta três elementos básicos para a manutenção da empregabilidade:

• responsabilidade pela carreira e pelo alcance de metas profissionais;

• auto desenvolvimento, que implica saber dar e receber feedback – pois críticas construtivas ajudam na própria melhoria – e procurar atualizar-se e aprender sempre;

• iniciativa, que significa estar à frente, iniciar um projeto sem esperar que isto seja solicitado.

Dentre os requisitos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com