TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Boticario

Ensaios: Empresa Boticario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  2.920 Visualizações

Página 1 de 4

3.3- ANÁLISE DO MODELO SWOT

Desenvolvida por Albert Humphrey a análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats) é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico utilizada para avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização.

• Pontos Fortes:

Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem sucedido nestas oportunidades, pontos fortes da organização estão diretamente ligados a análise do ambiente interno referente a vantagens, capacidades, ativos, pessoas, marketing, conforme citado no parágrafo anterior.

Analisando o exposto identifica-se que na franquia O Boticário o maior ponto forte é a tradição da marca, são 33 anos desde sua fundação com um mercado consolidado que busca cada vez mais demonstrar inovação em seus produtos buscando atingir a máxima satisfação dos clientes, suas lojas são padronizadas e oferece um ambiente agradável à compra, o cliente tem a certeza que encontrará o mesmo produto ofertado com a mesma qualidade em qualquer uma das franquias, contando sempre com um atendimento personalizado e direcionado para cada pessoa, como intuito de atender sempre suas necessidades e desejos.

• Pontos Fracos:

Falta de força competitiva e falhas nos processos são algumas das análises feitas no ambiente interno para identificar as necessidades de desenvolvimento dentro da organização tanto para a exploração de novas oportunidades, como para as ações defensivas frente às ameaças ambientais detectadas. Hoje na franquia O Boticário seus grandes pontos fracos são às vendas indiretas (externas) que até o momento não são desenvolvidas pela a empresa, segundo a entrevistada este tipo de comércio porta a porta oferecido em catálogos cresceu muito nos últimos tempos e vem competindo diretamente no mercado, vislumbrando também atender a este público O Boticário começará a partir de Julho a desenvolver um trabalho voltado para esta fatia do mercado que hoje é dominado pelas concorrentes Natura e Avon. A empresa já vem buscando estes clientes há algum tempo, um exemplo disso foi o lançamento da Linha Intense criada para as classes, C, D e E, competindo diretamente no mercado com farmácias e qualquer estabelecimento de pequeno porte que ofereça itens de maquiagem, por se tratar de uma linha bem mais barata que não cobre os seus custos acaba também sendo um ponto fraco 6 para a organização. Avaliamos também que o investimento em treinamento e motivação da equipe deve ser constante, se este processo não for efetivo poder ser um ponto fraquíssimo para a franquia, visto que, o vendedor tem que transmitir para o cliente total confiabilidade no produto na hora da venda.

• Oportunidades:

Podem ser classificadas de acordo com a sua atratividade e com sua probabilidade de sucesso. O sucesso de uma organização depende não só de as características de seus negócios atenderem aos requisitos-chaves de êxito na operação em mercados-alvo, mas também de superarem os pontos fortes dos concorrentes. Julgadas também como ponto fraco as grandes oportunidades hoje vistas pela franquia O Boticário são o início das vendas indiretas através de consultores comerciais externos, que serão devidamente treinados para oferecer os produtos porta a porta por meio de catálogos e o lançamento da Linha Intense que embora não cubra seus custos, trazem mais clientes para dentro das lojas com isso a marca é mais utilizada e divulgada em todos os públicos. Outra oportunidade declarada é a mudança de cada ciclo, nova decoração e layout de toda loja a cada vinte dias somado ao lançamento de 25 novas opções em produtos ou reformulações de antigos itens que ainda tem uma procura no mercado, chamam a atenção do cliente que busca sempre constante inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com