TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário - Empresa Milionária

Artigos Científicos: O Boticário - Empresa Milionária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Atualmente percebem-se rápidas mudanças ambientais na economia mundial e no segmento de atuação de O Boticário, essas mudanças são constantes.

Nesse mercado percebe-se por meio da globalização, que vêm modificando esse mercado; principalmente com a vinda de fortes grupos do exterior para o Brasil, o que gera grande competitividade neste setor. Sendo assim, torna-se necessário a busca de diferenciações visando à fidelidade do cliente. Com isso o varejo tem sido pressionado a utilizar estratégias cada vez mais focadas no consumidor final. A aplicação de estratégias de marketing adequadas, e que estejam de acordo com as possibilidades financeiras de um empreendimento, certamente ajudarão em muito uma empresa a torna-se competitiva no mercado em que atua.

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Comunicação integrada de marketing é uma expansão do elemento de promoção do mix de marketing. Ela é essencialmente, o reconhecimento da importância de comunicar a mesma mensagem para os mercados-alvo, o reconhecimento de que todas as variáveis da CIM comunicam algo e que existe uma sobreposição na comunicação que essas variáveis fornecem. Cada uma das variáveis da CIM afeta o programa de marketing como um todo, de

modo que, para garantir a eficácia, todas devem ser gerenciadas.

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

A Comunicação Integrada pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto. O processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade que não as vincula especificamente à comunicação/marketing, deve ser compartilhado, ainda que haja um chefe, um superintendente ou diretor geral a que todos se reportam.

Propaganda é definido como a propagação de princípios e teorias, ou seja um modo especifico de apresentar informações sobre uma marca, um produto, empresa e politica. O uso primário da propaganda advem de um contexto politico, onde se refere aos esforços de persuasão patrocinados pelos governos e partidos políticos: As mais conhecidas forma de propaganda é a comercial: onde as informações apresentadas tem o objetivo principal de influenciar uma audiência e estimular o consumo por uma determinada marca, produto, etc.

Promoção de vendas: Pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado, exemplos: amostras, cupões, brindes, sorteios, concursos, etc.

Relações Públicas é a ciência que se encarrega de gerir a comunicação entre uma organização e a sociedade, tem como objetivo de construir, administrar e preservar a sua boa imagem. Entre as principais tarefas das relações públicas, destacam-se a gestão das comunicações internas para conhecer os recursos humanos da organização e garantir que estes respeitem as políticas institucionais, a gestão das comunicações externas ,para se dar a conhecer as funções humanísticas e a análise e compreensão da opinião pública para que possa assim atuar em função da mesma.

O Marketing Direto tem como principal característica atingir um publico alvo, um grupo especifico com o objetivo de gerar uma resposta mensagem enviada, é o direcionamento de uma estratégia de marketing a um seleto grupo da sociedade.

Vendas Pessoais é onde a comu¬nicação é realizada de forma pessoal e direta entre a empresa e seus clientes ou consumidores. A venda pessoal é um processo de comunicação interativo que permite certa flexibilidade das mensagens do vendedor de acordo com necessidades, desejos, crenças e valores dos clientes, que, geralmente, são diferentes entre si. Essa flexibilização permite que o vendedor desenvolva um processo de vendas específico para cada cliente, estreitando assim seu relacionamento com os mesmos.

Como consumidor podemos observar algumas ações de propaganda, promoção de vendas, relações publicas, marketing direto e vendas pessoais, como a preparação para esse mercado em expansão que é o mercado de cosméticos, a empresa já se encontrava preparada para tal, com lojas espalhadas em mais de 1700 cidades, com o diferencial de atender a cidades menores, algumas com apenas 20.000 habitantes, adotando o sistema de franquias, lançando produtos que custavam até 50% menos do que a linha de entrada dos seus principais concorrentes, a criação de novos produtos e novas marcas mais acessíveis a população.

O principal motivo pelo crescimento da empresa é o crescimento das vendas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, como o próprio texto relata, O Boticário estava na hora certa, no país certo, o maior impulsionador desse mercado em expansão é a aumento da classe média, a empresa citada se encontrou preparada para essa expansão , pela quantidade de lojas espalhadas pelo país, tornando-se assim a primeira opção de compra dos consumidores que não teriam acesso as grandes lojas de perfumaria e cosméticos.

Na minha opinião não foi adotada a pesquisa de mercado em relação ao Boticário, no seu inicio, logo após de emplacar o seu primeiro sucesso , a colônia Acqua Fresca, Krings-ner e seus colaboradores compraram 70.000 frascos e mesmo sem saber se o produto seria bem aceito e montou uma loja no aeroporto Afonso Pena em Curitiba, assim nesse local estratégico os viajantes que adquirissem seus produtos fariam a propaganda do boca a boca em suas cidades de origem dissipando assim a sua marca. Acredito que o Boticário leva sim, em consideração os diferentes aspectos do mercado brasileiro, o mercado muda constantemente e assim para se ter sucesso uma empresa também deve mudar, nesse caso foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com