TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Famíliar

Casos: Empresa Famíliar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente, essas invenções são frutos de inovação, de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém antes ousou olhar de outra maneira. Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais que são visionárias, questionam, arriscam, querem algo diferente; Essa é a definição de empreendedores, estão sempre buscando a mudanças, reagem a ela e a exploram como sendo uma oportunidade, nem sempre vista pelos demais.

São pessoas que criam algo novo, diferente, mudam ou transformam valores, são essencialmente inovadores, com capacidade para conviver com riscos e incertezas envolvidas nas decisões.

[...] o empreendedor caracteriza-se por ser uma pessoa criativa,

marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que

mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a

para detectar oportunidades de negócios. Um empreendedor que

continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios

e a tomar decisões moderadamente arriscadas que objetivam a

inovação, continuará a desempenhar um papel empreendedor.

(FILLION, 1999, p.19)

O conceito central do empreendedorismo, de acordo com o autor acima, é que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. A imaginação é obviamente necessária para que se tenham visões. O termo visão denota habilidade em definir e alcançar objetivos. Para que uma visão se desenvolva, o empreendedor deve aprender continuamente com o meio. empreendedorismo é um fenômeno cultural, ou seja, é fruto dos hábitos, práticas e valores das pessoas, aprende-se a ser empreendedor através da convivência com outros empreendedores.

“Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor, devem ser estudados e entendidos” (DORNELAS, 2001, p. 19).

O indivíduo empreendedor possui uma estrutura motivacional diferenciada pela presença marcante de uma necessidade específica: a necessidade de realização.

A idéia de abrir um negócio próprio e administrá-lo pessoalmente vem seduzindo os brasileiros. Segundo pesquisa elaborada pela Consultoria Ernst & Young, London Bussines School e Kauffman Center for Entrepreneurial Leadership, somos, em termos quantitativos, os primeiros no mundo, em número de empreendedores, à frente dos Estados Unidos, da Inglaterra e, sobretudo, do Japão; e no Brasil, tem-se tornado cada vez mais freqüente a ocorrência de eventos que situam como objeto central para discussão, o tema empresas familiares.

As pequenas empresas correspondem a 99,2% do total das empresas devidamente registradas no Brasil, formando a base da economia nacional, sendo que a maior parte dessas empresas surge no âmbito familiar. De acordo com Bethem (1994) cerca de 90% dos grandes grupos empresariais brasileiros são de propriedade familiar, e a gestão destes empreendimentos ,está na maioria das vezes restrito aos membros da própria família.

Não há um consenso na literatura sobre o que é uma empresa familiar, o conceito de empresa familiar defendido por Donnelley (1967), Lodi (1998) e Ricca (1998) é aquele em que a família controla o negócio há pelo menos duas gerações.

Constata-se que existem variados conceitos atribuídos a empresas familiares. As várias

definições estão fundamentadas em diferentes fatores relacionados com a propriedade, a

direção e o controle. Encontram-se conceitos que classificam como familiares apenas

empresas que tenham experimentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com