TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa O Boticario

Trabalho Escolar: Empresa O Boticario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  3.012 Palavras (13 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar breve análise de textos de diferentes gêneros: inflação, taxas de juros, taxa de câmbio, medidas de tendência central, medidas de dispersão, técnicas de amostragem probabilística, números- índices, deflação de dados e os limites da utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de política deve ser adotada para a sua manutenção.

Desenvolvimento

A Inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder da moeda. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, a inflação é uma situação de aumentos contínuos e generalizados dos preços dos bens e serviços em uma economia (Luque e Vasconcelos, 1998, p. 365). Neste conceito de inflação, três aspectos devem ser ressaltados:

- A inflação é uma situação, um estado, uma circunstância em que se encontra uma sociedade.

- Os aumentos dos preços são contínuos no tempo e não esporádicos.

- Esses aumentos de preços são generalizados entre bens e serviços, que podem ser de uso final ou intermediário.

A definição acima não implica que os preços de todos os bens e serviços necessitem aumentar na mesma proporção e simultaneamente. Os aumentos de preços podem ser diferenciados, na intensidade e no tempo, entre os bens e serviços.

TIPOS DE INFLAÇÕES

Inflação de demanda é provocada por excesso de procura em relação à oferta disponível, devido ao excesso de dinheiro circulando na economia. Como a demanda é exercida através da moeda, a inflação de demanda pode ser entendida como excesso de dinheiro na economia. No entanto, para que a inflação possa ser identificada como demanda é necessário que a economia esteja próxima do pleno emprego. Em outras palavras, é preciso que não haja fatores de produção ociosos, que todos estejam empregados no processo produtivo. Assim, a economia não pode aumentar a produção de bens e serviços e a demanda tem como consequência a elevação no nível de preços.

Inflação de custos tem suas causas nas condições de oferta de bens e serviços da economia. Assim, a demanda permanece inalterada, enquanto aumentam os custos de produção, que são repassadas para os preços das mercadorias.

Inflação inercial ocorre independentemente da inflação de demanda ou de custo e está associada ao mecanismo de indexação da economia. Isto é, uma legislação que garanta o reajuste de preços, câmbio e de salários, com base na constatação da existência da inflação.

Alguns economistas consideram saudável para a economia, certo nível de inflação anual, mas é difícil estabelecer qual é esse nível, de forma que o mesmo não contamine a economia.

TAXA DE JUROS

Taxa de juros é o preço ou valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado. A taxa de juro tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Lanzana (2001) citado por Arbex (2010) nota que, no âmbito familiar, a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem a prazo (taxas maiores aumentam as prestações) e afetam a decisão entre consumir e poupar (juros mais elevados desestimulam o consumo e estimulam aplicações financeiras).

Os juros também afetam o governo: juros altos tornam mais cara à dívida pública, pressionando o déficit público e a própria dívida (Lanzana, 2001), citado por Arbex (2010). Além disso, a taxa de juros afeta o setor externo, pois altas taxas de juros trazem investidores externos ao país, na busca de alta rentabilidade. Esses investimentos externos trazem, para o país, moeda estrangeira (principalmente dólares) em abundância, o que valoriza a taxa de câmbio, ou seja, o real fica relativamente “forte”.

Taxa de Câmbio

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda expressa em outra. A taxa de câmbio se expressa como o número de unidades da moeda nacional por unidade de moeda estrangeira.

“A taxa de câmbio é tudo”, afirma Samy Dana professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas têm seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.

A taxa de câmbio apresenta dois grandes tipos de regime cambiais, Regime de taxa de câmbio flutuante e Regime de taxas de câmbio fixas:

Regime de taxa de câmbio flutuante, num sistema de taxa de câmbio flutuando o mercado é quem determina a taxa de câmbio. O Banco Central não é obrigado a intervir no mercado comprando e vendendo divisas para controlar esta taxa. Quando a autoridade monetária intervém no mercado, chamamos de flutuação “suja”. É o sistema adotado, atualmente, no Brasil.

Regime de taxas de câmbio fixas, no sistema de taxa fixa de câmbio, o banco central é quem determina o nível de taxa da divisa, e o mercado é quem deve ajustar-se a ela. Para manter a taxa de câmbio dentro do patamar fixado, o Banco Central fica atento ao movimento do mercado, negociando (vendendo e comprando) divisas.

Medidas descritivas

Medidas de tendência central é um valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usada são a média, a mediana e a moda.

Média

Média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados divididas pelo número de entradas.

Mediana

Mediana de conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Se o conjunto de dados tiver um número par de entradas, a mediana será média entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto. Exemplo:

Calculando a mediana

A produção do aparelho de ar condicionado cujo preço é US$ 480 é suspensa. Qual o preço mediano dos aparelhos restantes.

Solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com