TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas

Artigo: Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é explanar o conceito de Diversidade Humana no ambiente interno da Nestlé, uma das gigantes do ramo da nutrição, buscando criar um entendimento maior sobre o assunto, visto que o referido tema influencia não só o mundo dos negócios, mas também o dia-a-dia de cada pessoa.

A EMPRESA

Nestlé S.A. (Société des Produits Nestlé S.A.) é uma empresa suíça produtora de alimentos, dentre eles o seu primeiro produto a ser fabricado no Brasil foi o leite condensado e ao longo dos 87 anos de fabricação continua a ser o produto mais vendido, conhecido atualmente como ‘’Leite Moça’’. Há cerca de 1000 produtos fabricados pela Nestlé, os mais conhecidos são: Leite Ninho, Leite Moça, Nescafé, Nescau, Neston, Nesquik, Negresco, Passatempo, Chambinho, Chandelle, Suflair, Charge, Alpino, Totisnes, Nescaul cereal, Galak, Sensação, Mega, La Frutta, Sem Parar entre outros.

A Nestlé é existente em 83 países, no Brasil ela opera desde 1876, inicialmente com a comercialização de farinha láctea, e em 1921 instalou sua primeira fabrica, em Araras (SP). A história da Nestlé iniciou-se na Suíça em 1866, quando Henri Nestlé lançou a farinha láctea, um alimento especial para crianças, à base de cereais e leite. A partir dai Nestlé se tornou uma empresa mundial de alimentos e nutrição.

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

Nestlé e suas principais atividades e compromissos pelo mundo

A Nestlé é uma empresa líder em Nutrição, Saúde e Bem Estar. Ela definiu u como temas pilares desse compromisso social a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural, relacionando-os com as suas principais atividades pelo Brasil e pelo mundo.

Todas as atividades mundialmente realizadas pela Nestlé têm como base principal os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma ação organizada pela ONU, Organização das Nações Unidas, que estabelece oito macros objetivos para a sustentabilidade do planeta. Sendo estes:

1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica de qualidade para todos

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde das gestantes

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças.

7. Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente

8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Com esses objetivos a ONU a partir dos princípios do Pacto Global, propõe aos empresários o desafio de apoiar mundialmente o desenvolvimento dos valores fundamentais nas áreas de Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção Ambiental e Combate a Corrupção.

Valores – A aliança entre o desenvolvimento sustentável do negócio ao crescimento sustentável de cada comunidade onde está presente

Uma tendência moderna global que a Nestlé possui desde sua origem no Brasil e no mundo, é de compartilhar seus valores econômicos dos negócios com os valores sociais.

A estratégia da empresa de criação do valor compartilhado também conhecido como Creating Shared Valeu, pode ser dividida em três áreas e está presente em toda a sua cadeia de valor:

1. Agricultura e fornecedores

2. Produção e Distribuição

3. Produtos e Consumidores

Esses valores estão baseados no conceito de que os investimentos de uma empresa devem estar sempre relacionados com os negócios bem como a valorização de todos os públicos com o qual se relaciona: produtores, fornecedores, colaboradores, acionistas. Consumidores, comunidades, governo e sociedade.

A Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural, responsabilidades sociais da Nestlé, estão orientadas para:

• A garantia da prática da agricultura sustentável em toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor;

• A busca da qualidade e da sustentabilidade;

• A pesquisa e o desenvolvimento para melhores produções;

• A pesquisa e o desenvolvimento para melhores produções;

• A transferência de conhecimento e a assistência agrícola;

• Parcerias na agricultura sustentável;

Missão da Nestlé

A principal missão da Nestlé é oferecer aos consumidores brasileiros, produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valores nutritivos, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

Valores da Nestlé

A organização e produção da Nestlé são baseadas em 6 valores:

1. Pessoas em primeiro lugar;

2. Qualidade de nossos produtos e serviços;

3. Segurança é inegociável;

4. Respeito para todos dentro e fora da empresa;

5. Responsabilidade em toda a decisão;

6. Paixão pelo que fazemos;

Uma curiosidade sobre a Nestlé e seu desafio nutricional

Com mais de 85 anos no Brasil, a Nestlé jamais mediu esforços para incorporar os principais avanços em tecnologia de alimentos e nutrição. Ela possui atualmente ferramentas para programar essas ações e uma delas é a Nestlé Nutricional Profiling System (Sistema Nestlé de Perfil Nutricional), que tem como objetivo, analisar o perfil nutricional dos seus produtos, no contexto de uma dieta equilibrada baseada nas recomendações de órgãos nacionais e internacionais de saúde.

Principais Produtos

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com