TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Exploradoras De Quartzo

Casos: Empresas Exploradoras De Quartzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 2

• Empresas exploradoras de quartzo:

Mineradora Vianini Ltda

Rima Mineração

Alto Vale: Extração e mineração de areias de quartzo

Cristal M : Dispõe de cristais de quartzo brutos e lapidados,

Mineração Santa Rosa: Dedica sua produção exclusivamente ao quartzo brasileiro

Mineração Santos: Atua na exportação de minerais industriais, tais como Turmalina Preta, Quartzo Rosa, Quartzo Verde, Quartzo Azul e Aventurini

• Local de exploração :

-Nas localidades do Curralinho dos Maias e da Micaela

• Beneficiamento do Quartzo :

A partir de areias feldspáticas, o minério é levado da frente de lavra direto para a usina de beneficiamento passando pelos processos de desagregação; deslamagem (hidrociclones); peneiramento; flotação dos óxidos de ferro para poder separar, posteriormente, o quartzo do feldspato; filtragem; secagem e moagem. No processo de flotação usa-se o ácido fluorídrico para deprimir o quartzo e amina primária para flotar o feldspato. Em lavras de pegmatito após desmonte com explosivo é feita uma catação manual e posterior fragmentação, podendo passar, também, por processo de lapidação quando possuir características gemológicas. Os cristais piezelétricos de quartzos naturais e sintéticos são úteis na produção de sementes para o cultivo. As lascas de quartzo têm agora maior aproveitamento, fornecendo principalmente os nutrientes necessários à produção do quartzo cultivado e obtenção de granulado de quartzo MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA para fusão usado na fabricação de fibra ótica. A produção de quartzo está relacionada à sua utilização a exemplo do quartzo para indústrias de alta tecnologia (cristais piezelétricos e lascas de alta pureza); do quartzo industrial comum (leitoso); e do quartzo ornamental (variedades coloridas - gemas).

• Usos

- Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras óticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos óticos, de vasilhas químicas, refratários etc. É muito utilizado também na construção civil como areia e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.

• Resíduos de quartzo durante a exploração e beneficiamento:

Existe resíduos durante a extração e beneficiamento do quartzo onde pode ser extraido como sub-produtos: britas e areias que, adicionadas a cimento, produzem blocos de alvenaria e pavis para pavimentação, que podem ter utilização industrial ou urbana.

• Método de recuperação da área degradada pela exploração do quartzo:

Retaludamento, revegetação (com espécies arbóreas nas bermas e herbáceas nos taludes) e instalação de sistemas de drenagem (com canaletas de pé de talude, além de murundus -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com