TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encontro Catequese sobre Bíblia

Por:   •  2/9/2015  •  Artigo  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

A BÍBLIA NO MEU DIA-DIA.

  • Objetivo: Conscientizar os crismandos sobre a importância da Bíblia para o cristão, incentivando-os a cultivarem uma intimidade fecunda com a Palavra de Deus, inserindo-a no cotidiano como uma necessidade vital.
  • Oração Inicial: (rezar e pedir que repitam, caso não seja possível fazer uma cópia para cada crismando)

Jesus Mestre,

disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.

Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!

Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,

porque és o único caminho para o Pai.

Faze-nos crescer no teu amor,

para que sejamos, como o apóstolo Paulo

testemunhas vivas do teu Evangelho.

Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,

guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

(Bem-aventurado Tiago Alberione)

  • Começo de conversa: Setembro é um mês todo especial para nós, católicos. Alguém sabe por que? (aguardar respostas): Por que setembro é o mês dedicado à Bíblia, à Palavra de Deus. Mas alguém sabe por que este mês foi escolhido como “Mês da Bíblia”? (novamente pode-se aguardar respostas):

O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).

São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos idéia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que tem tanto a nos revelar e instruir.

  • Criando intimidade com a Palavra de Deus: Já sabemos por que o mês de setembro foi escolhido como o “Mês da Bíblia”; agora, vamos nos colocar em atitude de recolhimento, de oração, e pensarmos (pode-se pedir para que fechem os olhos, abaixem a cabeça): Qual a importância da Bíblia para mim? Tenho valorizado a Palavra de Deus? Tenho que melhorar meu relacionamento com a Bíblia? Acredito que suas palavras são Palavra de Deus?

a) Nós iremos passar a Bíblia de mão em mão. Ao recebê-la, pegue-a firme, mas com carinho. Contemple-a por alguns segundos e depois diga, em voz alta: “O que a Bíblia, Palavra de Deus, representa em sua vida?”, “Como está seu relacionamento com ela? Precisa melhorar? Você quer melhorar? O que pode fazer para melhorar?

(Passar a Bíblia de mão em mão. Cada crismando deverá falar à sua maneira, sem constrangimento. Quando o último falar; se for conveniente, pode-se comentar, fazer um apanhado geral)

b) Assuma um compromisso com Deus

Um grande missionário, homem de Deus, aquele que podemos chamar de um “bom operário” do Reino, revelou-nos seu segredo:

– Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã; nunca abro exceções.

Perguntaram-lhe então como ele conseguira tanta fidelidade. E ele respondeu:

– Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: Sem Bíblia não tem café. Houve dias em que não consegui ler a Palavra de Deus e trabalhar com ela logo pela manhã. Mas eu disse para mim mesmo: Bem, se não tive tempo para a leitura, não tenho tempo para o café… e até logo. E prosseguiu:

– Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café. Foi uma grande graça para minha vida.

O que funcionou para esse homem de Deus deve funcionar para mim, para você, para qualquer pessoa. Contei várias vezes esse fato. Uma vez, uma pessoa me disse:

– Gostei de sua história: “Sem Bíblia não tem café”. Mas, para mim, percebi que não funcionaria, porque eu só consigo trabalhar com o Diário Espiritual à noite. Então, mudei a história por minha conta, transformando-a em ”Sem Bíblia não tem cama”. Não foi fácil. Houve noites em que foi preciso lavar o rosto com água fria, dias em que fui obrigado a ler a Bíblia em pé ou andando pela sala para não dormir. Mas não deixei de ler nem de fazer o Diário Espiritual. Uma noite acordei e vi que estava dormindo em cima do diário. Não tive dúvidas: lavei o rosto e terminei o trabalho. Depois, fui para cama. Graças a Deus, não faltei ao meu compromisso: ”Sem Bíblia não tem cama”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com