TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente. Pesquise 837.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Atualmente nas empresas o que se busca é a excelência em relação aos concorrentes, e para alcançar esse objetivo às empresas tem enfrentado diversos problemas dentro de suas organizações.

Como veremos a seguir as teorias administrativas servem para ajudar a solucionar alguns desses problemas, e claro com a ajuda de bons lideres dinâmico e com visão de mercado e de mundo, agindo em conjunto com as equipes e sabendo se adaptar as constantes mudanças ambientais as empresas podem conseguir atingir seus objetivos.

Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstancias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.

Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Teoria de Sistemas

Essa teoria surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas criar teorias e conceitos baseados na experiência.

Segundo Bertalanffy o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas e decorrem de dois conceitos o de propósito ou objetivo e o de globalismo ou totalidade.

Bertalanffy defendia que os sistemas existiam dentro de outros subsistemas e que faziam parte de um sistema maior os supra-sistema que também fazem parte de um supra sistema maior que suas funções dependem de sua estrutura, pois cada sistema possui um objetivo que constitui seu papel com outros sistemas do meio ambiente.

O sistema é um conjunto de elementos interdependentes que se unem para alcançar um objetivo, pois juntos conseguem que o resultado alcançado final seja maior do que o resultado de maneira isolada.

Assim a teoria de sistemas desenvolveu uma ampla visão do funcionamento organizacional, mas abstrata para resolver problemas específicos da organização e sua administração.

Teoria Matemática

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A perspectiva do processo foca-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. É uma abordagem criticada por se preocupar com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.

Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa que focalizam a resolução de problemas de tomada de decisão.

Teoria da Tecnologia da informação

Surgiu em 1920, e tinha por objetivo medir e calcular a quantidade de informação com base nos resultados da física estatística, e estudava o meio entre o comportamento humano e as maquinas de comunicação.

A teoria consiste em seis componentes, fonte (pessoa, coisa ou equipamento que fornece as mensagens), transmissor (significa o processo ou equipamento que opera a mensagem), canal (significa o equipamento ou espaço entre o transmissor e o receptor), receptor (que é o processo ou equipamento que recebe a mensagem do canal), destino (é a pessoa, coisa ou processo a qual se destina a mensagem) e ruído (significam à quantidade de perturbações indesejáveis que podem alterar de uma maneira imprevisível as mensagens transmitidas).

Reforça o conceito de que toda informação é recebida e coordenada pelo sistema nervoso central, que seleciona, arquiva e ordena os dados, enviando ordens aos músculos, as quais voltam recebidas pelos órgãos de movimentação, e combinam com as informações já armazenadas para influenciar ações atuais e futuras.

Assim podemos compreender que o processo de receber informações é o ajustamento do individuo a realidade e lhe permite viver e sobreviver no ambiente.

Teoria Contingencial

A teoria da contingência surgiu no inicio da década de 1970 a partir de pesquisas realizadas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes em determinadas empresas.

A teoria enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, que tudo depende do contexto ambiental.

Mostra que as organizações bem sucedidas são aquelas capazes de se ajustar as pressões e coações do ambiente e aproveitam as oportunidades que surgem, e que as organizações que seguem um único e exclusivo modelo organizacional, não alcançam seus objetivos.

Contingencial significa que algo pode acontecer ou não e isso nos mostra que os princípios gerais e universais das teorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com