TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

Tese: Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente nas empresas o que se busca é a excelência em relação aos concorrentes, e para alcançar esse objetivo às empresas tem enfrentado diversos problemas dentro de suas organizações.

Como veremos a seguir as teorias administrativas servem para ajudar a solucionar alguns desses problemas, e claro com a ajuda de bons lideres dinâmico e com visão de mercado e de mundo agindo em conjunto com as equipes e sabendo se adaptar as constantes mudanças ambientais as empresas podem conseguir atingir seus objetivos.

Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

1.1 Teoria de Sistemas

Essa teoria surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas mas criar teorias e conceitos baseados na experiência.

Segundo Bertalanffy o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas e decorrem de dois conceitos o de proposito ou objetivo e o de globalismo ou totalidade. A teoria de sistema é um conjunto de elementos interdependentes que se unem para alcançar um objetivo, pois juntos conseguem que o resultado alcançado final seja maior do que o resultado de maneira isolada.

1.2 Teoria Matemática

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa que focalizam a resolução de problemas de tomada de decisão.

1.3 Teoria da Tecnologia da informação

Surgiu em 1920, e tinha por objetivo medir e calcular a quantidade de informação com base nos resultados da física estatística, e estudava o meio entre o comportamento humano e as maquinas de comunicação. A teoria consiste em seis componentes, fonte (pessoa, coisa ou equipamento que fornece as mensagens). Assim podemos compreender que o processo de receber informações é o ajustamento do individuo à realidade e lhe permite viver e sobreviver no ambiente.

1.4 Teoria Contingencial

A teoria da contingência surgiu no inicio da década de 1970 à partir de pesquisas realizadas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficientes em determinas empresas.

A teoria enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, que tudo depende do contexto ambiental. Mostra que as organizações bem sucedidas são aquelas capazes de se ajustar as pressões e coações do ambiente e aproveitam as oportunidades que surgem, e que as organizações que seguem um único e exclusivo modelo organizacional. É com a Teoria da Contingência que há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização onde a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com