TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

. Engenharia de Segurança do Trabalho

Apresentação

Juntamente com a gestão e o controle ambiental a Engenharia de Segurança de Trabalho tem se tornado uma das preocupações da sociedade moderna, sendo um importante parâmetro em qualquer projeto ou empreendimento. A Engenharia de Segurança do Trabalho tem como finalidade propiciar a melhora das condições sociais, reduzindo custos materiais e, principalmente, humanos. Além disso, para se adequar as disposições legais as empresas devem ter em seus quadros, profissionais especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho. Para que todos esses objetivos sejam atingidos é necessário que os Engenheiros de Segurança do Trabalho administrem e fiscalizem a segurança no meio industrial e assegurem que os profissionais não sofram danos físicos ou psicológicos, por meio de inspeções, orientações, implementação e elaboração de laudos técnicos.

Objetivos

Promover a capacitação de profissionais da área de engenharia e arquitetura, por meio de curso de especialização lato sensu, para exercer a Engenharia de Segurança do Trabalho dentro da norma regulamentadora.

Público-Alvo

Graduados nas diversas áreas da Engenharia e Arquitetos.

Introdução

 Uma boa instrução contribui para a segurança mesmo se ela não é especificamente “prática de segurança”. Boa instrução faz do homem, um trabalhador melhor, mais satisfeito com seu trabalho e sua indústria, e mais desejoso de acompanhar os programas implementados pela empresa onde trabalha e pelos supervisores. O trabalhador que conhece o que está se passando ouve seu supervisor falar sobre segurança e dá sugestões.

Os itens mínimos a serem tratados nestes cursos são: acidente do ponto de vista prevencionista; causas de acidentes; prevenção de acidentes nos locais de trabalho; ordem, limpeza e quedas; eletricidade; operação com máquinas; ferramentas manuais; prevenção e combate a incêndio; equipamento de proteção individual, noções de primeiros socorros; inspeção de segurança; investigação e comunicação de acidentes; custo de acidentes; cadastro de acidentes; formação da mentalidade prevencionista; aspectos legais do acidente do trabalho; CIPA; análise de um acidente simulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com